Fidel Castro delega poderes no seu irmão devido a doença

Pela primeira vez na história e perto de cumprir 80 anos, o líder cubano Fidel Castro foi obrigado a delegar os cargos no partido, Conselho de Estado e Forças Armadas no irmão mais novo Raul, ministro da Defesa.
Negócios com Lusa 01 de Agosto de 2006 às 12:43

Pela primeira vez na história e perto de cumprir 80 anos, o líder cubano Fidel Castro foi obrigado a delegar os cargos no partido, Conselho de Estado e Forças Armadas no irmão mais novo Raul, ministro da Defesa.

PUB

Fidel Castro, segundo um comunicado lido segunda-feira à noite na televisão local, sofreu uma crise intestinal com sangramento que o obrigou a ser submetido a uma complicada operação cirúrgica.

A crise, de acordo com o comunicado, ao que parece elaborado pelo próprio Fidel Castro, aconteceu devido ao «enorme esforço» realizado durante a sua recente visita à Argentina para participar na Cimeira da Mercosur e na sua intervenção na cerimónia de aniversário do assalto ao quartel Moncada, depois do seu regresso a Havana.

A operação, segundo o texto, escrito à mão e assinado pelo próprio Fidel Castro, «obriga-me a permanecer várias semanas de repouso, alheado das minhas responsabilidades e cargos».

PUB

Pela primeira vez na história da revolução cubana, Fidel Castro delegou com carácter provisório as suas funções como primeiro secretário do Partido Comunista de Cuba, presidente do Conselho de Estado e comandante chefe no seu irmão Raúl, designado como o seu sucessor legal segundo a Constituição cubana.

Pub
Pub
Pub