Gouveia e Melo acusa Marques Mendes de ser lobista. Almirante "está transformado em Ventura", responde ex-líder do PSD

O último frente-a-frente entre candidatos presidenciais, disputado por Marques Mendes e Gouveia e Melo, na TVI, foi caracterizado por acusações graves entre ambos, praticamente do início até ao fim.
Gouveia e Melo e Marques Mendes confrontam-se em debate na TVI
TVI
Lusa 22 de Dezembro de 2025 às 22:24

Gouveia e Melo acusou esta segunda-feira Marques Mendes de ter um percurso profissional de lobista e de facilitador de negócios, e o antigo líder do PSD respondeu que o almirante recorre a insinuações por desespero, comparando-o a André Ventura.

O último frente-a-frente entre candidatos presidenciais, disputado por Marques Mendes e Gouveia e Melo, na TVI, foi caracterizado por acusações graves entre ambos, praticamente do início até ao fim.

PUB

Logo na intervenção inicial do debate, o ex-chefe do Estado-Maior da Armada passou ao ataque, dizendo que o antigo presidente do PSD e atual conselheiro de Estado devia explicações aos portugueses por ter um percurso profissional de "opacidade" no plano dos negócios e dos interesses.

Pediu explicações ao seu adversário sobretudo em relação ao que fez na sociedade Abreu Advogados e como sócio da JMF, em que o associou a processos de vistos gold. "Devia dizer aos portugueses qual é verdadeiramente a sua profissão, além de comentador", afirmou.

Marques Mendes no contra-ataque disse que teve admiração pelo almirante quando coordenou o plano de vacinação, afirmou mesmo que "o país lhe está grato" por esse tempo, mas, que agora, como candidato presidencial, mudou de personalidade, desesperado por estar em queda nas sondagens.

PUB

"Delapidou um capital enorme de popularidade, credibilidade e prestígio", afirmou Marques Mendes, dizendo, a seguir, que o almirante se especializou em "politiquice, através de insinuações permanentes" e "está transformado em André Ventura".

O conselheiro de Estado, em sucessivas ocasiões, desafiou Gouveia e Melo a "dar um exemplo concreto" de conflito de interesses, ou de promiscuidade entre política e negócios. Gouveia e Melo referiu-se então à participação de Mendes na JMF, mas recusou o papel de desenvolver o assunto, dizendo que isso seria "virar o bico ao contrário".

Neste ponto sobre a JMF, o antigo presidente do PSD rejeitou ter tido qualquer relação com vistos gold. E reagiu contra o almirante: "Fica-lhe muito mal esse papel".

PUB
Pub
Pub
Pub