Governo autoriza Força Aérea a investir até 30 milhões de euros para deslocar Figo Maduro para Montijo
A Força Aérea vai investir até 30 milhões de euros para relocalizar o Aeródromo Militar de Figo Maduro para a Base Aérea do Montijo, seguindo o plano para expandir a capacidade do Aeroporto Humberto Delgado, adiantou esta quinta-feira o Governo.
O Conselho de Ministros aprovou uma resolução que autoriza a Força Aérea a "realizar um investimento até 30 milhões de euros na Base Aérea do Montijo, com vista à relocalização do Aeródromo de Trânsito n.º 1 (AT1, Figo Maduro), infraestrutura afeta à Força Aérea e localizada no perímetro do Aeroporto Humberto Delgado", pode ler-se no comunicado.
PUB
"Esta decisão enquadra-se no plano definido pelo Governo para expandir, de forma transitória, a capacidade do Aeroporto Humberto Delgado, dando resposta ao aumento da procura de tráfego aéreo até à entrada em operação do aeroporto Luís de Camões", sublinhou o Governo.
A transferência das operações do AT1 deverá estar concluída até ao final de 2028, referiu ainda.
O Conselho de Ministro aprovou também uma resolução que mandata a Força Aérea a "realizar os estudos necessários para definir a futura localização do Campo de Tiro de Alcochete".
PUB
"Esta decisão, que segue a determinação da construção do Novo Aeroporto de Lisboa (NAL) naquele local, reveste-se de grande relevância estratégica, tendo em conta a importância vital desta unidade da Força Aérea para a soberania nacional", pode ler-se no comunicado.
O Governo determinou também "a elaboração dos estudos necessários à reorganização do espaço aéreo na área do novo aeroporto e do futuro campo de tiro, por forma a permitir e conciliar as operações militares e de aviação civil".
De acordo com o executivo liderado por Luís Montenegro, este será um processo colaborativo entre entidades competentes, Forca Aérea, NAV - Navegação Aérea de Portugal, a Autoridade Aeronáutica Nacional e a ANAC (Autoridade Nacional da Aviação Civil).
PUB
Em 14 de maio de 2024, o Governo aprovou a construção do novo aeroporto da região de Lisboa no Campo de Tiro em Alcochete, seguindo a recomendação da Comissão Técnica Independente (CTI).
Saber mais sobre...
Saber mais Aviação Investimentos Projetos de infraestrutura Construção civil Aeroporto de Lisboa Humberto Delgado Base Aérea de Montijo Autoridade Nacional de Aviação Civil Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer Conselho da União Europeia Campo de Tiro de Alcochete Navegação Aérea de Portugal Luís MontenegroQuem pediu o euro digital?
Mais lidas
O Negócios recomenda