Há 100 instituições e 144 autarquias disponíveis para receber refugiados
Há pelo menos 100 instituições e 144 autarquias disponíveis para receber os refugiados em Portugal, incluindo escolas, paróquias, empresas e instituições particulares de solidariedade social.
PUB
Segundo a edição desta sexta-feira, 25 de Setembro, do Público, destas instituições 50 já foram seleccionadas e as restantes estão em processo de avaliação. Os dados foram confirmados pelo presidente da Plataforma de Apoio os Refugiados (PAR) ao jornal.
Já o Conselho Português para os Refugiados (CPR) confirmou que há 144 câmaras que se ofereceram para ajudar a acolher os refugiados que Portugal vai receber.
PUB
Para já, os planos do Governo não contemplam o acolhimento individual por famílias, ainda que muitas já se tenham oferecido para receber refugiados nas suas casas. A presidente do CPR, Teresa Tito Morais, referiu que quem deve avaliar estas ofertas de particulares são as câmaras.
As instituições que acolham refugiados terão que cumprir uma série de requisitos obrigatórios que passam pelo fornecimento de alojamento autónomo, alimentação e vestuário, apoio à integração laboral, apoio no acesso à educação das crianças, no acesso à saúde e aprendizagem de português.
PUB
Nos próximos cinco anos, Portugal deverá integrar cerca de 4.500 refugiados.
Saber mais sobre...
Saber mais Conselho Português para os Refugiados Plataforma de Apoio aos Refugiados Câmaras Europa refugiados questões sociaisMais lidas
O Negócios recomenda