Jean-Claude Juncker sucede a Durão Barroso
Jean-Claude Juncker sucederá a Durão Barroso na presidência da Comissão Europeia. O ex-primeiro ministro luxemburguês foi nomeado esta sexta-feira por 26 dos 28 líderes dos países da União Europeia.
PUB
O processo contou com a oposição do Reino Unido e da Hungria, e ainda terá de ser ratificado pelo Parlamento Europeu, numa votação agendada para 16 de Julho próximo.
PUB
Apesar de esperada, a votação é inédita, já que se trata da primeira vez na história que o nome de um presidente da Comissão Europeia não reúne o consenso de todos os líderes.
PUB
Está agendada uma conferência de imprensa para esta tarde, onde deverão ser explicados alguns detalhes da discussão sobre este processo, que nas últimas semanas veio sendo dramatizado pela forte oposição de David Cameron à indicação do luxemburguês e candidato pelo Partido Popular Europeu (PPE).
PUB
Antes disso, contudo, as redes sociais já foram palco de mensagens oficiais. Herman Van Rompuy, presidente do Conselho Europeu, que esta manhã esteve reunido, deu a notícia na sua conta de twitter: "Decisão tomada. O Conselho Europeu propõe Jean-Claude Juncker como próximo presidente da Comissão Europeia", escreveu.
PUB
David Cameron também reagiu na mesma plataforma: "Disse aos líderes europeus que vão arrepender-se do novo processo de escolha do presidente da Comissão Europeia". "Sempre me baterei pelos interesses do Reino Unido", acrescenta ainda, citado pela Bloomberg.
PUB
Segundo o jornal britânico "The Guardian", David Cameron bateu-se até ao fim para bloquear o nome do luxemburguês. Antes do almoço onde a nomeação foi formalizada, o líder do governo britânico teve um breve encontro com Angela Merkel para lhe sublinhar a sua profunda preocupação em relação ao passo que a Europa estaria a dar. No almoço propriamente dito, Cameron terá feito uma intervenção "forte e apaixonada", segundo o mesmo jornal.
PUB
Jean-Claude Juncker ocupará o lugar de Durão Barroso a 1 de Novembro, depois de passar por todas as fases do processo de nomeação.
PUB
PUB
Saber mais sobre...
Saber mais Comissão Europeia Conselho Europeu oposição Reino Unido David CameronMais lidas
O Negócios recomenda