Maçães reúne-se com empresários portugueses na Ucrânia (corr)
Bruno Maçães chega nesta quarta-feira, 22 de Abril, à Ucrânia para uma visita de seis dias, agendada no contexto da conferência internacional de apoio que terá lugar em Kiev organizada a pedido do presidente do país, Petro Poroshenko, no dia 28.
PUB
O secretário de Estado dos Assuntos Europeus tem encontros marcados com políticos e académicos ucranianos, mas também com empresários em Kiev, Mauriopol e Rivne. Em Rivne visitará, acompanhado do governador da região, as instalações da Fapomed, empresa portuguesa fundada em 1986 que produz material de uso hospitalar.
PUB
São várias as empresas portuguesas que nos últimos anos investiram directamente no mercado ucraniano, sendo as mais conhecidas as detentoras da marca Parfois e da Quebramar. Várias outras têm aumentado as suas exportações para o país, caso da aveirense OLI, a maior produtora de autoclismos da Europa, da Grestel (loiças), da Aldeco (tecidos de decoração), da Efapel (aparelhagem eléctrica de baixa tensão) e da Q-Better (software de gestão de filas).
PUB
Maçães representará ainda o governo português na conferência de doadores internacionais que tem por objectivo de recolher cerca de 13 mil milhões de euros para que o Governo da Ucrânia possa evitar a bancarrota e dar início à operação de reconstrução do país, segundo o que afirmou em meados de Fevereiro o comissário europeu responsável pela política de vizinhança da União Europeia, Johannes Hahn.
PUB
(Correcção: a conferência em Kiev é de apoio e não de doadores)
PUB
Saber mais sobre...
Saber mais Bruno Maçães Ucrânia Petro Poroshenko secretário de Estado dos Assuntos Europeus Aldeco Johannes Hahn conferência visitaMais lidas
O Negócios recomenda