Manuela Eanes declara apoio à candidatura de Marques Mendes
Manuela Eanes, mulher do antigo Presidente da República, general Ramalho Eanes, declarou esta terça-feira o apoio à candidatura de Luís Marques Mendes às eleições presidenciais de 2026.
O apoio foi anunciado hoje através de uma carta escrita por Manuela Eanes, lida hoje à noite por Leonor Beleza, presidente da comissão de honra da candidatura, no evento de apresentação dessa comissão, que decorre no edifício da UACS - União de Associações do Comércio e Serviços, em Lisboa.
PUB
Na carta, Manuela Eanes sublinha as "dimensão ética, sentido de honra e serviços relevantes prestados ao país" que reconhece em Marques Mendes bem como o "importante papel que desempenhou em proveito do esclarecimento da sociedade civil".
"Apoio também o doutor Luís Marques Mendes, sobretudo, porque o país e o mundo atravessam uma situação difícil, que promete, infelizmente, agravar-se e exige, em meu entender, um Presidente da República com profundo conhecimento da atividade política, dos atores políticos, da prática político-partidária e, ainda, da prática constitucional", lê-se na mesma carta.
Manuela Eanes não está presente no evento por motivos de saúde que não são de "preocupante gravidade", explica na carta a mulher do antigo chefe de Estado Ramalho Eanes.
PUB
O evento, agendado para as 21:00, arrancou por volta de meia hora depois do previsto, e conta com a presença de vários membros do Governo, diversas personalidades do PSD (partido que já formalizou o apoio ao ex-líder e conselheiro de Estado), independentes e figuras ligadas a diferentes áreas políticas, como Carla Castro, antigo membro da IL.
Antes de Luís Marques Mendes, intervirão quatro oradores: Leonor Beleza, presidente da Fundação Champalimaud e conselheira de Estado, que preside à comissão de honra da candidatura, Carlos Moedas, presidente da Câmara Municipal de Lisboa e dirigente social-democrata, Alice Vieira, escritora, e João Perestrello, presidente da SEDES Jovem.
O evento decorre dias depois de o também candidato presidencial almirante Henrique Gouveia e Melo ter apresentado publicamente a sua candidatura, na Gare Marítima de Alcântara, em Lisboa, e no mesmo dia em que o ex-secretário-geral do PS António José Seguro anunciou que será candidato a Presidente da República.
PUB
Saber mais sobre...
Saber mais Eleições Política Ética Luís Marques Mendes Lisboa Leonor Beleza Alcântara António Ramalho Eanes Alice Vieira Carla Castro Câmara Municipal de Lisboa Fundação Champalimaud Partido Social DemocrataAdam Smith aos 250 anos
Quem pediu o euro digital?
Mais lidas
O Negócios recomenda