Membro da Fed encontra inflação escondida nos campos de golfe

Com a inflação a escalar nos EUA - já no nível mais elevado desde os anos 80 - um dos membros da Fed descreve a subida das quotas dos campos de golfe como inflação escondida.
Negócios 03 de Abril de 2022 às 16:00

A inflação tem sido um tema recorrente dos discursos dos responsáveis da Reserva Federal dos Estados Unidos. Afinal, a inflação na maior economia do mundo chegou aos 7,9% em fevereiro, um máximo de 40 anos, sobretudo devido ao aumento dos preços da energia. 

PUB

Enquanto alguns recorrem aos aumentos da alimentação ou da habitação para mostrar os efeitos da inflação, Patrick Harker, o presidente da Fed de Filadélfia, menciona que alguns norte-americanos estão a sentir os efeitos da inflação noutras áreas: nas quotas dos clubes com campos de golfe privados. 

Num discurso feito esta terça-feira e citado pela Bloomberg, Harker notou que a inflação está a afetar várias áreas do cabaz que representa as despesas dos norte-americanos. "Um dos nossos contactos, por exemplo, mencionou o enorme aumento das quotas do seu clube de golfe, sugerindo que este verão poderá ser uma boa altura para jogar localmente". 

PUB

Com a inflação no nível mais alto nos EUA das últimas quatro décadas, o líder da Fed, Jerome Powell, tem reconhecido em diversas ocasiões as consequências que esta subida tem tido para os norte-americanos. "Compreendemos que a elevada inflação representa uma dureza significativa, especialmente para quem tem menor capacidade de suportar os custos mais elevados de bens essenciais como alimentação, habitação e transportes", disse Powell, no discurso onde apresentou a primeira subida da taxa de juro deste ano. 

De acordo com a Bloomberg, havia no final de 2019 mais de 14.300 infraestruturas de golfe nos Estados Unidos. Desse número, 25% não eram abertas ao público. 

PUB
Saber mais sobre...
Saber mais Fed campos de golfe inflação
Pub
Pub
Pub