Moedas anuncia transporte alternativo ao ascensor da Glória a partir de sexta-feira

O presidente da Câmara Municipal de Lisboa adiantou ainda que uma alternativa aos ascensores do Lavra e da Bica vão estar disponíveis a partir da próxima segunda-feira.
Carlos Moedas
Tiago Petinga/Lusa
Bárbara Cardoso 18:10

A Câmara Municipal de Lisboa (CML) vai disponibilizar, a partir desta sexta-feira, um transporte alternativo ao Ascensor da Glória, após a tragédia da semana passada que vitimou 16 pessoas. 

A partir da Praça do Império, em Lisboa, Carlos Moedas adiantou aos jornalistas que também uma alternativa aos ascensores da Lavra e da Bica - que estão paralisados desde 3 de setembro - vai chegar na próxima segunda-feira. No entanto, não especifica de que tipo de transporte se trata.

PUB

Entretanto, a Carris especificou que a carreira "51E Glória-Circulação Largo do Carmo" terá início nos Restauradores e passagem pelo Rossio, Rua do Ouro, Rua da Conceição, Rua Nova do Almada, Rua Garrett, Calçada do Sacramento, Largo do Carmo, Largo da Trindade, Rua da Misericórdia, Rua das Taipas, Praça da Alegria e Avenida da Liberdade, regressando depois aos Restauradores.

O percurso será assegurado por mini autocarros elétricos, com circulação diária entre as 07:00 e as 21:30.

Tendo em conta que o elevador da Bica também se encontra encerrado, a Carris recomenda a utilização da carreira 22B Cais Sodré -- circulação Príncipe Real, que liga a Rua de São Paulo ao Largo do Calhariz e funciona todos os dias entre as 07:00 e as 20:30.

PUB

O autarca explicou também que a CML e a Carris estão a suportar todos os custos que as famílias afetadas pelo descarrilamento necessitem. 

Carlos Moedas disse ainda que contactou a presidente do Laboratório Nacional de Engenharia Civil, o bastonário da Ordem dos Engenheiros e presidente do Instituto Superior Técnico para pedir "os melhores dos melhores" nomes para criar um novo mecanismo tecnológico "para conseguirmos voltar a ter o nosso Ascensor da Glória". A primeira reunião entre as três entidades e a CML vai ter lugar na próxima semana, onde se vão reunir cinco engenheiros e professores "de grande qualidade", explica Moedas.

Quando questionado sobre um possível pedido de demissão por parte do presidente da Carris, o autarca relembra: "Daqui ninguém foge, daqui ninguém sai até conseguirmos apurar a verdade e as consequências dessa verdade. Ninguém foge num momento como este, isso é uma cobardia". 

PUB

Notícia atualizada com detalhes sobre a nova carreira 

*Com Lusa 

Pub
Pub
Pub