O Mérito que se transformou em Óscar

Quanto pesa a estatueta de ouro? Quantas foram já atribuídas? E como nasceu o nome?
Alexandra Machado 26 de Fevereiro de 2012 às 08:00

Emil Jannings foi o primeiro a receber a estatueta dourada, como Melhor Actor nos filmes “Last Command” [“A Última Ordem”] e “The Way of All Flesh” [“A Tentação da Carne”].

PUB

Mas a sua estátua de Mérito (assim era oficialmente designada - Prémio de Mérito da Academia) era, então, de bronze com um banho de ouro. Hoje é feito em liga de metal banhado a ouro. Mas em três anos durante a Segunda Guerra Mundial, a escassez de metais, levou a que a estatueta tivesse de ser feita em gesso, pintado de dourado.

Apesar da primeira cerimónia ter acontecido em 1929, a Academia já estava a planear a atribuição dos galardões desde 1927, quando foi constituída. Mas falta concebê-lo. O director de arte da Metro-Goldwyn-Mayer (MGM), Cedric Gibbons, desenhou-o. O escultor George Stanley deu-lhe três dimensões.

A estatueta é produzida, desde 1982, em Chicago, na empresa R.S. Owens & Company. 50 Óscares demoram três a quatro semanas a serem fabricados.

PUB

E para que não haja imprevistos, a Academia assegura que tem sempre estatuetas a mais disponíveis. Não só porque apesar de serem 24 categorias o número de premiados não é possível de antecipar (há vários premiados por categoria), mas também para que os imprevistos não aconteçam. Como em 2000, ano em que a poucas semanas da cerimónia os Óscares foram roubados durante a expedição. Foram recuperados uma semana depois, mas do susto não se livraram. A partir de então a Academia mantém estatuetas guardadas.

Os leilões

A estatueta, avaliada em cerca de 200 dólares, tem um valor não monetário que é testado em leilões. No próximo dia 28 de Fevereiro vão estar em leilão 15 Óscares pelo martelo da Nate D Sanders.

PUB

Nem todas podem ir parar à licitação. Só as que foram ganhas até 1950. É que a partir dessa data a Academia decidiu estabelecer que as estatuetas não poderiam ser vendidas a terceiros. Só o podem fazer à própria Academia pela quantia simbólica de um dólar. Assim sendo a leilão estarão estatuetas de clássicos. Os organizadores acreditam que os 15 Óscares poderão render dois milhões de dólares, segundo noticia a BBC.

Em Dezembro, um Óscar ganho por Orson Welles pelo “Citizen Kane” foi leiloado por quase um milhão de dólares. Foi arrematado por 861 mil dólares, quase o dobro do valor gasto por Michael Jackson quando em 1999 comprou o Óscar que foi atribuído em 1940 ao Melhor Filme: “E Tudo o Vento Levou”.

No leilão de 28 de Fevereiro, que vai decorrer em Los Angeles, uma das estatuetas que poderá motivar maior atenção é a de Melhor Filme de 1933, atribuído no ano seguinte, por “Cavalcade”. É, segundo a BBC, a estatueta relativa a Melhor Filme mais antiga alguma vez em leilão e, por isso, apesar da base de licitação de mil dólares o seu valor está já em 106,7 mil dólares.

PUB
Saber mais sobre...
Saber mais óscares academia 2012
Pub
Pub
Pub