Reino Unido e Noruega criam pacto para defender cabos submarinos de ameaças russas
O Reino Unido e a Noruega vão assinar um pacto de defesa para criarem uma frota combinada de navios de guerra para rastrear submarinos russos no Atlântico Norte, anunciou esta quinta-feira o Ministério da Defesa britânico.
Segundo o ministério britânico, o acordo visa proteger os cabos submarinos críticos, que estão sob crescente ameaça de Moscovo, tendo sido detetado um aumento de 30% no número de embarcações russas avistadas em águas britânicas nos últimos dois anos.
PUB
Os navios de guerra vão monitorizar os movimentos navais russos nas águas entre a Gronelândia, a Islândia e o Reino Unido, defendendo cabos e oleodutos submarinos cruciais para as redes de comunicação, eletricidade e gás da Grã-Bretanha, acrescentou o comunicado.
O acordo, que será assinado esta quinta-feira pelos ministros da Defesa britânico, John Healey, e norueguês, Tore Sandvik, na residência oficial do primeiro-ministro inglês, em Downing Street, e prevê também a adesão do Reino Unido ao programa norueguês de desenvolvimento de navios-mãe não tripulados para deteção de minas.
"Em tempos de profunda instabilidade global, com a deteção de mais embarcações russas nas nossas águas, devemos trabalhar com os nossos parceiros internacionais para proteger a nossa segurança nacional", explicou o primeiro-ministro britânico, Keir Starmer, em comunicado.
PUB
Este acordo com a Noruega "reforça a nossa capacidade de proteger as nossas fronteiras e as infraestruturas críticas de que os nossos países dependem", acrescentou.
"Através da cooperação naval conjunta no Atlântico Norte, estamos a reforçar a segurança e a apoiar milhares de empregos no Reino Unido", disse.
O ministro da Defesa do Reino Unido adiantou ainda que "nesta nova era de ameaças e com o aumento da atividade russa no Atlântico Norte, a força reside nas 'fortes alianças'".
PUB
"Quando as nossas infraestruturas críticas e as nossas águas são ameaçadas, mobilizamo-nos. Há mais de 75 anos que o Reino Unido e a Noruega apoiam de perto o flanco norte da NATO [Organização do Tratado do Atlântico Norte], defendendo a Europa e mantendo os nossos cidadãos em segurança", concluiu.
Saber mais sobre...
Saber mais Guerra Defesa Segurança dos cidadãos Segurança nacional Reino Unido Noruega Oceano Atlântico Norte John Healey Keir Starmer Organização do Tratado do Atlântico Norte Ministério da DefesaMais lidas
O Negócios recomenda