Reino Unido não tem planos para aderir ao euro

O Governo britânico afastou as sugestões de que o Reino Unido deveria considerar uma adesão do país à moeda da Zona Euro, devido à forte quebra da libra nos últimos meses. Uma especulação que foi alimentada pelo presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso.
Nuno Carregueiro 01 de Dezembro de 2008 às 12:39

“Não temos planos para aderirmos ao euro”, comentou o porta-voz do primeiro-ministro Gordon Brown. “Deve ficar muito claro que não prevemos nenhuma alteração à nossa posição sobre o euro”, disse Michael Ellam aos jornalistas, citado pela Bloomberg.

O esclarecimento do Governo britânico surgiu depois de ontem o presidente da Comissão Europeia ter ontem afirmado que o Reino Unido estava “mais perto do que nuca” de trocar a libra pelo euro.

PUB

Durão Barroso adiantou mesmo que os políticos britânicos estavam a pensar activamente no assunto.

“O que conta é a posição do primeiro-ministro, que é muito clara”, disse Michael Ellam. “Não há nenhuma alteração na nossa posição. Não há nenhuma intenção de alterar a nossa posição”, reforçou.

Pub
Pub
Pub