Robert Shiller: "As Finanças são o motor da civilização moderna"
“Descrença”. Foi a reacção de Robert Shiller quando confrontado com a atribuição do Prémio de Ciências Económicas atribuído pela Real Academia das Ciências sueca. As palavras foram proferidas durante a cerimónia onde foi anunciado os vencedores deste prémio.
PUB
A ciência financeira pode ser utilizada para melhorar o bem-estar da humanidade, dado a sua importância na sociedade. O economista Robert Shiller, de Yale, foi contactado durante a apresentação do prémio, na Fundação Nobel, e salientou a importância da ciência financeira na sociedade moderna.
PUB
"As Finanças são o motor da civilização moderna. Isto pode parecer estranho a alguns mas é absolutamente verdade. Por isso, a actividade financeira tem ser aquela em que somos melhores”, explicou. “Espero ver a ciência financeira continuar a ser desenvolvida para servir a espécie humana”, concluiu.
PUB
Questionado sobre o que representa a atribuição do prémio ao estudo que fez com Eugene Fama e Lars Peter Hansen, ambos da Universidade de Chicago, sobre os preços dos activos, Shiller disse que a disciplina pode melhorar o bem-estar da humanidade.
“Acredito que [ciência] financeira é uma teoria que, apesar de ter muitos elementos controversos, também detém um corpo de conhecimento que é útil à sociedade e vai ajudar a melhorar o bem-estar humano e estou satisfeito de ver que isso foi reconhecido”, resumiu o economista.
PUB
No que diz respeito à crise financeira, essa “reflectiu erros e imprecisões do Sistema Financeiro em que já estamos a trabalhos para serem corrigidos. Ainda existe muito por ser feito. Creio que vamos levar décadas [a completar a tarefa], mas já atravessámos crises financeiras muitas vezes no passado e, em geral, aprendemos com elas”, concluiu.
Saber mais sobre...
Saber mais Robert Shiller Prémio de Ciências Económicas Real Academia das Ciências Yale Fundação Nobel Eugene Fama Lars Peter Hansen Universidade de ChicagoMais lidas
O Negócios recomenda