Suíça consegue redução de tarifas dos EUA para 15%. Vai investir 200 mil milhões de dólares

O Governo dos EUA anunciou que chegou a um acordo com a Suíça para reduzir as elevadas tarifas sobre produtos suíços de 39% para 15%. Em troca, Berna promete investimentos diretos de 200 mil milhões de dólares nos EUA até ao final de 2028.
Suíça conseguiu reduzir tarifas de 39% para 15%
Markus Schreiber/AP
Lusa 17:26

As empresas suíças comprometeram-se a investir 200 mil milhões de dólares (172 mil milhões de euros) nos EUA até o final de 2028, como parte de um acordo com Washington para reduzir as tarifas sobre empresas do país.

De acordo com esta "declaração de intenções firmada com os Estados Unidos após intensas discussões, empresas suíças pretendem realizar investimentos diretos de 200 mil milhões de dólares nos Estados Unidos até o final de 2028. Esses investimentos também incluem elementos que fortalecem a formação profissional", afirmou hoje o Conselho Federal suíço, em comunicado.

PUB

O Governo dos EUA anunciou hoje que chegou a um acordo com a Suíça para reduzir as elevadas tarifas sobre produtos suíços de 39% para 15%, segundo Berna.

"Em essência, chegamos a um acordo com a Suíça", disse o Representante Comercial dos EUA, Jamieson Greer, à rede de televisão americana CNBC, acrescentando que os detalhes seriam publicados ainda naquele dia no 'site' da Casa Branca.

"A Suíça e os Estados Unidos chegaram a uma solução: as tarifas serão reduzidas para 15%. Agradecemos ao Presidente (Donald) Trump pelo seu envolvimento construtivo", escreveu o Governo suíço na plataforma X.

PUB

O anúncio ocorre um dia depois de uma reunião em Washington entre Greer e o ministro da Economia suíço, Guy Parmelin.

Pub
Pub
Pub