pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque
Opinião por
Artigos de opinião deste autor

Há momentos na vida de um país em que símbolos mudam de lugar. Não por acaso, mas porque o tempo avança e impõe novas lideranças, novos protagonistas e novas formas de olhar o futuro.

Seleção sem Ronaldo, Belém sem Presidente

As alianças políticas locais, quando orientadas pelo bem comum e não pelo cálculo partidário, são uma demonstração prática de que a política pode, afinal, funcionar. E funcionar bem.

As alianças no poder local

A moderação em política é, antes de mais, uma postura. Representa a recusa dos extremos, a preferência pelo equilíbrio, pelo diálogo e pela construção de consensos.

A moderação como anestesia da política

A morte de uma geração mais velha traz consigo a quebra de uma ligação direta ao passado. O risco de passar a ter uma sociedade sem raízes, em que tudo é decidido de forma mais rápida e provavelmente menos ponderada com base em experiências anteriores.

Quando acaba uma geração marcante

Este político pragmático e gestor visionário, cuja obra em Oeiras é amplamente reconhecida, transformou-se numa verdadeira marca que até já é exportada para outros municípios e mesmo para o Governo, tantos são os quadros que nascem naquele alfobre extraordinário.

A marca Isaltino

Hoje parece que denunciar é mais fácil do que competir. Em vez de tentar ser melhor, há quem opte por destruir quem lhe faz frente. A denúncia anónima é o atalho dos fracos e apenas consegue nivelar por baixo, de arrastar para a lama. Este tipo de denúncia tem de dar lugar à competição.

Denúncia ou vingança

É habitual fazer uma distinção critica entre os que fazem e os que falam. Aparentemente os primeiros são os políticos mais virados para a ação e para a resolução prática dos problemas. Os segundos são os que se concentram fundamentalmente na retórica, no anúncio de medidas que não se concretizam ou na promessa de “amanhãs que cantam”.

Fazedores ou pregadores

Um pouco por todo o mundo a necessidade de mudança é cada vez mais evidente. Nas democracias o ruído é grande e a expressão popular cresce rapidamente. Nas autocracias, embora a vontade também exista, são conhecidas as limitações à liberdade de expressão, o que reduz a sua relevância pública.

Mudar ou deixar quebrar

Em Portugal temos muito a aprender com este “Special One”. A economia nacional muito teria a ganhar se conseguisse seguir-lhe o exemplo.

"Je suis" Mourinho

O poder local é talvez a maior e melhor conquista da revolução de abril. Não apenas porque os cidadãos passaram a eleger diretamente os seus representantes nas autarquias locais, mas também porque a proximidade entre eleitores e eleitos permitiu resolver de forma mais rápida as necessidades das populações.

Vamos lá cambada

Noticias Mais Lidas

Mais lidas

Para quem gosta de Bolsa, é o espaço privilegiado de debate em Portugal! Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos Aceder ao Fórum
Publicidade
pub
pub
Publicidade
C•Studio