Taxa de desemprego nos EUA mantém-se em 4,2% em abril mas foram criados 177 mil empregos

Os salários por hora dos americanos aumentaram 0,2% em abril e subiram 3,8% nos últimos doze meses, superando a inflação.
EUA estados unidos bandeira
DR
Lusa 02 de Maio de 2025 às 15:26

A taxa de desemprego manteve-se em 4,2% em abril nos EUA, o mesmo nível de março, mas 177 mil novos empregos foram criados, informou esta sexta-feira o Bureau of Labor Statistics (BLS).

O aumento no emprego está ligeiramente acima da média dos doze meses anteriores e deveu-se principalmente às contratações nos setores de saúde, serviços financeiros, assistência social, transporte e armazéns.

PUB

Em abril, a redução de 9.000 empregos no Governo Federal ganhou destaque após cortes profundos em algumas agências promovidos pelo Departamento de Eficiência Governamental (DOGE) de Elon Musk, que se tornou um dos conselheiros mais próximos do Presidente Donald Trump.

Desde que Trump assumiu o cargo, em janeiro, houve uma perda líquida de 26.000 empregos federais, sem contar aqueles que ainda recebem pagamentos de incentivo à reforma.

Os salários por hora dos americanos aumentaram 0,2% em abril e subiram 3,8% nos últimos doze meses, superando a inflação.

PUB

Estes dados serão tidos em conta pela Reserva Federal (Fed), que se reúne na próxima semana para decidir sobre as taxas de juros, indicando que tanto os preços como o mercado de trabalho permanecem dentro das expectativas.

No entanto, no primeiro trimestre deste ano, a economia dos EUA contraiu-se 0,3% em termos homólogos, abaixo das expectativas dos analistas, devido ao aumento das importações para evitar as tarifas de Trump.

Pub
Pub
Pub