Trump diz que tarifas sobre outros países vão ser fixadas dentro de semanas

O Presidente dos EUA refere que, por incapacidade de a Administração se reunir com todos os parceiros comerciais, estes serão informados por carta sobre as taxas, podendo depois recorrer.
AP
Pedro Barros Costa 16 de Maio de 2025 às 18:58

As tarifas sobre os parceiros comerciais dos EUA vão ser fixadas nas "próximas duas ou três semanas", disse o Presidente norte-americano, Donald Trump, justificando que a sua Administração não tem capacidade para negociar acordos em simultâneo com todos os países visados.

Para informar os países sobre as taxas a aplicar, o secretário do Tesouro, Scott Bessent e o secretário do Comércio, Howard Lutnick "vão essencialmente enviar cartas a dizer às pessoas" quanto "vão pagar para fazer negócios com os EUA", disse Trump, citado pela Bloomberg.  

PUB

"Penso que vamos ser muito justos. Mas não é possível reunir com o número de pessoas que quer  falar connosco", disse Trump durante uma reunião com executivos empresariais nos Emirados Árabes Unidos.  

O Presidente dos EUA assinalou que há "150 países que querem fazer um acordo", mas não especificou quantos destes países vão receber as cartas. Os países que as receberem "poderão recorrer", sem explicar como o processo vai funcionar.     

Trump anunciou as chamadas "tarifas recíprocas" sobre dezenas de países a 2 de abril, mas depois implementou uma pausa temporária, colocando as taxas num mínimo de 10% para todos os países visados durante 90 dias, pelo que os parceiros comerciais terão até início de julho para negociar.   

PUB

*Com Bloomberg

Pub
Pub
Pub