Trump e Xi Jinping encontram-se na próxima quinta-feira
Já há data para o encontro entre os presidentes das duas maiores economias do mundo, a fim de resolver os conflitos comerciais que os dividem. O Presidente dos EUA, Donald Trump, e o seu homólogo chinês, Xi Jinping, vão reunir-se na próxima quinta-feira, dia 30 de outubro.
O anúncio foi feito pela porta-vez da Casa Branca, Karoline Leavitt, durante uma conferência de imprensa, que revelou que os dois líderes se vão encontrar na cimeira de Cooperação Económica Ásia-Pacífico (APEC), que este ano terá lugar na Coreia do Sul.
PUB
Este será o primeiro encontro "cara a cara" entre Trump e Xi Jinping desde que o republicano voltou a assumir as rédeas da Casa Branca, em janeiro deste ano. O último encontro presencial entre os dois líderes deu-se em 2019, durante o primeiro mandato de Donald Trump.
Os dois presidentes falaram pelo menos três vezes ao longo deste ano, tendo intensificado a troca de comunicações durante setembro. Trump tem dito por várias vezes que a melhor forma de resolver os conflitos comerciais entre os EUA e a China é presencialmente. Na próxima semana, deverão reunir-se à parte da conferência para discutir assuntos como as tarifas, restrições às exportações, importações do setor agrícola e fentanil.
Donald Trump tem elogiado a sua relação com o homólogo chinês, que deverá ser agora posta à prova, depois de semanas de escalada da tensão comercial entre os dois países.
PUB
Washington tem vindo a impor mais tarifas às tecnológicas chinesas e a navios asiáticos em portos americanos. Por sua vez, Pequim aumentou o controlo sobre a exportação de terras raras e outros minerais essenciais. Em resposta, Trump ameaçou taxar a 100% todas as importações chinesas a partir de novembro se a China não cedesse nas restrições às terras raras.
Trump deverá viajar já esta sexta-feira para o continente asiático, com paragens marcadas na Malásia e no Japão. De recordar que o acordo comercial entre as duas super-potências termina a 10 de novembro - a menos que seja prolongado.
Saber mais sobre...
Saber mais Economia Economia negócios e finanças Economia (geral) Xi Jinping Donald Trump Casa Branca Estados UnidosMais lidas
O Negócios recomenda