Wellink diz que retoma na Europa está a perder o impulso

A retoma económica europeia está a perder fôlego, mas é ainda muito cedo para dizer que já atingiu um pico, segundo o governador do banco central holandês, Nout Wellink.
Carla Pedro 31 de Maio de 2011 às 13:28

Aquele responsável, membro do conselho de governadores do BCE, declarou que, actualmente, vê “apenas alguma volatidade”. “Não podemos concluir, de forma alguma, que já atingimos o topo do ciclo”, acrescentou.

O governador do banco central holandês disse também que o BCE poderá subir as taxas de juro se estiver convicto de que a inflação – ou as expectativas de aumento dos preços – irá acelerar na Zona Euro.

PUB

Recorde-se que a autoridade monetária europeia subiu os juros de referência no mês passado, em 25 pontos base, para 1,25%. “A nossa política é evitar uma aceleração adicional da taxa de inflação”, sublinhou Wellink, citado pela Reuters.

Relativamente à Grécia, Wellink referiu que a reestruturação da dívida é uma “não-questão” que poderá ter implicações negativas e contagiar os restantes países em apuros devido à dívida.

Hoje, o petróleo, as bolsas e o euro estão a ganhar terreno, animados pela perspectiva de que a Alemanha irá aprovar um novo pacote de ajuda a Atenas.

PUB
Saber mais sobre...
Saber mais Nout Wellink Europa retoma
Pub
Pub
Pub