Zapatero remodela Governo espanhol e troca Solbes por Elena Salgado
A saída do actual ministro da Economia, Pedro Solbes - um dos ministros mais desgastados pelo impacto da crise económica - é a alteração mais importante de uma remodelação no Governo espanhol prevista para esta semana.
Segundo a imprensa espanhola, o primeiro-ministro José Luís Rodríguez Zapatero conta anunciar o novo elenco governativo na terça-feira, prevendo-se, segundo a maioria da imprensa, que Solbes seja substituído por Elena Salgado, actual ministra da Administração Pública.
PUB
O actual organograma do Executivo conta, abaixo de Zapatero, com dois vice-presidentes do Governo, María Teresa Fernández de la Vega - que se manterá na remodelação - e Solbes, como vice-presidente económico.
Na estrutura do Governo passarão a existir três vice-presidentes, subindo ao Executivo Manuel Chaves, actual presidente da Junta da Andaluzia, como novo vice-presidente de Política Territorial.
Para a chefia do governo regional da Andaluzia irá José Antonio Griñán, ex-ministro do Trabalho de um dos governos de Felipe González.
PUB
Em estreia no Governo estará também José Blanco, actual número dois do PSOE, que substituirá Magdalena Álvarez na pasta de Fomento, equivalente em Espanha à pasta das Obras Públicas.
A rádio espanhola Cadena SER, que noticiou as alterações, refere que Zapatero deverá ainda reduzir o número de ministérios do seu governo.
As alterações, que ocorrem menos de um ano depois de Zapatero ter ganho as eleições, pretendem, segundo a imprensa espanhola, estimular o executivo e dar um impulso ao combate à crise económica.
PUB
De referir que as notícias sobre a remodelação começaram a circular a meio de tarde de hoje na imprensa espanhola, numa altura em que Zapatero está fora do país, na Turquia, onde inaugura segunda-feira o 2º Fórum da Aliança das Civilizações.
Questionado pelos jornalistas sobre as notícias, Zapatero limitou-se a afirmar que a alteração do elenco governativo "corresponde ao presidente do Governo", escusando-se no entanto a debater o tema "fora de Espanha".
A agenda do Governo previa para quarta-feira a realização de um Conselho de Ministros, desconhecendo-se, para já, se o encontro contará com o antigo ou já com o novo elenco.
PUB
Na remodelação caem dois dos ministros mais desgastados nos últimos meses: Solbes que desabafou já pretender abandonar o Governo - e que tem sido a lança do combate do Governo à crise económica - e Magdalena Álvarez, fortemente criticada pela má gestão, entre outros casos, da crise provocada pelo nevão que praticamente paralisou Madrid.
Com a subida de Blanco à pasta de Fomento, Zapatero poderá, segundo a imprensa espanhola, impulsionar os investimentos avultados que o Governo vai fazer em sectores como a rede ferroviária de alta velocidade.
Mais lidas
O Negócios recomenda