Zimbabué anuncia abandono da sua moeda

A hiperinflação que assola o Zimbabué e o descontrolo total da sua moeda levaram aquele país africano a abandonar a divisa oficial - dólares zimbabueanos - e permitir que as empresas utilizem divisas externas.
Carla Pedro 30 de Janeiro de 2009 às 18:13

A hiperinflação que assola o Zimbabué e o descontrolo total da sua moeda levaram aquele país africano a abandonar a divisa oficial - dólares zimbabueanos - e permitir que as empresas utilizem divisas externas.

PUB

O anúncio foi feito hoje pelo ministro das Finanças, Patrick Chinamasa. Segundo aquele responsável, citado pela Bloomberg, os zimbabueanos poderão negociar na moeda que pretenderem e o governo abandonará o controlo de preços, com efeito imediato. Será também possível usar “múltiplas moedas”.

Uma vez que a moeda nada vale - o salário mensal de um professor corresponde a um dólar americano, referiu o blog “FrikiEconomia”, do jornal espanhol “El Economista”, citando dados avançados pela “BBC” - as autoridades decidiram assim oficializar uma prática que já era habitual.

Recorde-se que, devido à elevada inflação no Zimbabué, este país chegou a emitir uma nota de 100 mil milhões de dólares recentemente.

PUB

Segundo a Bloomberg, os últimos dados disponíveis sobre a taxa de inflação no Zimbabué remontam a Julho do ano passado, mês em que atingiu 231.000.000%.

As principais moedas que passarão a ser usadas são o dólar americano, o euro, o rand sul-africano, o pula do Botswana e a libra esterlina, segundo a mesma fonte.

Pub
Pub
Pub