Rui Moreira e Assunção Cristas são os reis das interacções no Facebook
Se as eleições se ganhassem apenas com comentários, partilhas e gostos no Facebook, Rui Moreira e Assunção Cristas já estariam eleitos, sendo que o actual presidente da câmara do Porto venceria com uma maioria folgadíssima.
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De acordo com dois estudos da empresa de análise de redes Trend.info, do investigador Sergio Denicoli (um para cada município), Rui Moreira é o candidato responsável por 71% das interacções na campanha portuense. Em Lisboa, Assunção Cristas concentrou 46% das interacções.
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No caso do Porto, foram analisadas as interacções entre os dias 13 e 23 de Setembro. Em Lisboa, a empresa analisou o tráfego gerado pelas publicações das duas primeiras semanas de Setembro. Em ambos os casos, os candidatos do PSD são remetidos para a quase irrelevância – em especial em Lisboa, onde Teresa Leal Coelho é ultrapassada por João Ferreira (CDU) e por Ricardo Robles (Bloco de Esquerda).
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No Porto, Sergio Denicoli conclui que "Rui Moreira mantém uma forte base de militantes e tem conseguido atrair um grande leque de utilizadores para a sua página" e diz que a análise "revela um potencial de crescimento de influência na internet, nesta fase final da campanha eleitoral". Como tem uma rede "muito activa" e com "grande relevância", as "as informações que publica cheguem a um grande número de eleitores" e Rui Moreira tem o seu espaço no debate autárquico.
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Com 139.605 seguidores, Rui Moreira deixa Manuel Pizarro a milhas – o candidato do PS tem 13.723 fãs, conseguindo 18,3% das interacções. Ainda assim, o socialista "tem conseguido expandir sua influência de forma muito dinâmica". Os seus posts "atingiram um grande público, num curto espaço de tempo, o que revela um crescimento sólido e rápido. Nota-se também que a militância do candidato está mais activa do que a de Rui Moreira". Ainda assim, Pizarro pode ser vítima do facto de Rui Moreira conseguir dominar as conversas sobre eleições na Invicta.
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Álvaro Almeida, do PSD, que reúne quase três mil seguidores na página Porto Autêntico, foi responsável por 6,3% do total de interacções. A candidatura do PSD/CDS "revela uma militância bastante engajada, com a maior média de interacções por utilizador". Apesar disso, "mesmo com apoiantes extremamente activos, o candidato não consegue dialogar com pessoas que comummente não interagem com a página". Os candidatos (João Teixeira Lopes, Ilda Figueiredo, e Bebiana Cunha) geraram apenas 4,4% das interacções.
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Cristas ganha campeonato de Lisboa do Facebook
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Ao contrário do que acontece no Porto, o incumbente – neste caso Fernando Medina – não está em primeiro lugar. Na verdade, está até a alguma distância de Assunção Cristas, candidata do CDS que, no início de Setembro, conseguiu gerar 46% do total de interacções dos cinco principais candidatos à câmara de Lisboa. A líder do CDS, com 76.366 seguidores, gerou 2,5 interacções por utilizador e remeteu o presidente da câmara para a segunda posição, com 28,7% das interacções.
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Em terceiro lugar está a página da CDU de Lisboa, que representa João Ferreira (uma vez que este não tem página), com 12,5% das interacções, seguido de Ricardo Robles, com 8,9% do volume de participação. Teresa Leal Coelho, com pouco mais de 1.100 seguidores, ficou na última posição, com 3,7%.
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O facto de ter uma rede ampla permite a Cristas disseminar com eficácia conteúdos que prejudiquem o actual autarca. "Uma vez que a principal adversária do actual presidente possui maior densidade, os seguidores dela conseguem espalhar de forma mais rápida e eficiente notícias que possam desabonar o candidato do PS", nota Sérgio Denicoli. Já Teresa Leal Coelho "está isolada e com pouca relevância".
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