Inflação na Zona Euro sai de terreno negativo
A taxa de inflação na Zona Euro situou-se em 0,0%, em Abril, assim como na União Europeia, de acordo com os dados divulgados esta terça-feira, 19 de Maio, pelo Eurostat. A inflação na Zona Euro saiu assim de valores negativos, onde se encontrava desde Dezembro.
PUB
Cenário semelhante foi observado na União Europeia (UE), onde a taxa também passou de -0,1% para 0,0%, sendo igualmente o primeiro mês, desde Dezembro, que esta taxa não se encontra em terreno negativo.
PUB
Excluindo a energia a taxa de inflação passou de 0,6% para 0,7%. Já excluindo a alimentação, o álcool e o tabaco a taxa passou de 0,6% para 1,0%.
PUB
Por países, a Grécia foi o que registou a queda de preços mais acentuada (-1,8%), seguido por Chipre (-1,7%). Do lado oposto está Malta (1,4%) e Áustria (0,9%).
PUB
Portugal, tal como já tinha sido revelado pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), registou um aumento da taxa de inflação, situando-se no valor mais elevado desde Julho de 2013.
O fantasma da deflação parece cada vez mais longe. Recorde-se que nos últimos meses muitos economistas alertaram para o perigo de um contexto de queda generalizada dos preços no consumidor. O Banco Central Europeu (BCE) afastou sempre este cenário, realçando que as taxas de inflação negativas estavam muito associadas à queda dos preços do petróleo que passaram de um preço superior a 100 dólares por barril, no Verão do ano passado, para valores em torno dos 50 dólares.
PUB
(Notícia actualizada às 10h37 com mais informação)
Mais lidas
O Negócios recomenda