S&P admite melhorar 'rating' de Portugal se baixar crédito malparado e economia melhorar
Numa conferência de imprensa 'online', os responsáveis da S&P que acompanham Portugal consideraram que o 'rating' soberano continua penalizado pelo elevado endividamento do país (público e privado) e pelo ainda frágil sistema bancário.
PUB
Contudo, a S&P admite vir a melhorar a nota de Portugal (atualmente em BB+, nível de não investimento ou 'lixo') caso se consiga "baixar o volume de NPL ['non-performing loans' ou crédito problemático]" existente no balanço dos bancos e se "o crescimento económico for melhor do que o esperado".
Sobre o sistema bancário especificamente, a agência de notação financeira considera ainda que a recente recapitalização da Caixa Geral de Depósitos e o acordo para a venda do Novo Banco são medidas que vão "no bom sentido" do fortalecimento do sector.
PUB
O primeiro-ministro português, António Costa, afirmou em Março que o Governo e o Banco de Portugal estão a concluir as negociações com as instituições europeias para a adopção de uma solução em relação aos elevados níveis de crédito malparado da banca.
Já o Público notícia hoje que, segundo o Plano Nacional de Reformas, o Executivo pretende que cada banco elabore planos para fazer face ao elevado nível de crédito em risco, sob pena de sofrerem sanções.
PUB
Saber mais sobre...
Saber mais Caixa Geral de Depósitos S&P Novo Banco Banco de Portugal macroeconomia política economia negócios e finanças economia (geral)Mais lidas
O Negócios recomenda