Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Opinião por
Artigos de opinião deste autor

Anatomia de uma crise

17.06.2021

Se é verdade que o Simplex trouxe benefícios enormes à desburocratização do processo de criação de empresas, não é menos verdade que também é uma forma de desresponsabilizar muitos supostos empresários que se especializaram em abrir e fechar empresas sem património e sem capital que acumulam credores.

A pegada fará a diferença

14.06.2021

Quem compra uma criptomoeda fá-lo à espera que suba de valor. Para que alguém ganhe dinheiro terá de haver uma nova pessoa a comprar essa criptomoeda por um preço mais elevado, até a um ponto em que deixará de haver quem entra na cadeia. Daí até às perdas é apenas um pequeno passo.

As desculpas evitam-se

10.06.2021

Nos últimos anos, tem sido claro que Vladimir Putin tem vindo a desmantelar o pouco que poderia restar de um pluralismo da Rússia, fechando-se dentro de portas e com aliados pouco recomendáveis, ao mesmo tempo que endurece uma política de perseguição de todo e qualquer opositor interno.

O futuro que se segue na UE

07.06.2021

A Comissão prepara-se para este mês começar as emissões sindicadas de dívida europeia num conjunto de 39 bancos preparados para auxiliarem a teia burocrática de Bruxelas em tal missão. Serão, até 2026, cerca de 150 mil milhões de euros por ano. E como se financiará esta dívida? Naturalmente serão necessários impostos que permitam arrecadar receita extraordinária e liquidar, até 2058, o serviço de dívida gerado.

Procriar por decreto

01.06.2021

Quase 40 anos de política de filho único impuseram um constrangimento cultural que levará anos a desenraizar-se. Já em 2016 o governo chinês tinha alargado o espectro face ao envelhecimento populacional, introduzindo a política de dois filhos. E em que é que se traduziu essa alteração? Muito pouco.

De olhos postos no país

30.05.2021

Quase duas décadas volvidas desde o nascimento em papel do Jornal de Negócios continuamos a ver o país saltar de crise em crise, com dificuldades em responder a desafios globais e com baixos níveis de produtividade.

Quem pode paga mais

27.05.2021

A lei do mais forte na economia mundial, num momento em que todos os países tentam dar gás às economias, transformará o caminho para a recuperação numa batalha injusta com vencedores à partida.

A vitalidade da democracia

26.05.2021

A convenção das direitas deve ser vista para além dos títulos imediatos sobre os alaridos ou provocações de Ventura ou sobre o messianismo de Passos.

Tensão para prato principal

24.05.2021

A ousada manobra da Bielorrússia no espaço aéreo europeu criou uma nova dose de picante na discussão sobre as relações internacionais. E a UE não pode fechar os olhos a um incidente tão grave.

Aprender a fazer contas

20.05.2021

Com a comissão de inquérito ao Novo Banco, e a passagem dos grandes devedores pelo Parlamento, ficou mais claro que muitos dos supostos empresários-estrela que foram crescendo ao longo da década de 2000 mais não eram do que figuras criadas por interesse de banqueiros e políticos para cumprir "funções" maiores.

O caminho nas palavras

18.05.2021

Pela primeira vez em muitos anos, a Agência Internacional de Energia (IEA) produziu um relatório que poderá ser considerado a viragem essencial para o fim da era dos combustíveis fósseis.

Ver Mais
Publicidade
C•Studio