Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Opinião por
Artigos de opinião deste autor

Dois líderes, duas táticas

12.04.2021

Durante a atual pandemia, voltámos a ver uma luz naquela que era a Europa solidária que nos foi apresentada aquando da sua fundação, mas a luz desvanece-se a cada dia.

Um abanão no regime

08.04.2021

Os banqueiros funcionam hoje numa outra lógica, os gestores têm outro perfil, é certo. Só que, olhando para a fotografia geral, o “pântano” continua por cá.

Pós-pandemia sem ressaca

06.04.2021

Mas se há detalhe que salta à vista na análise do FMI é o aviso de que tão importante como as ajudas à economia é o momento da retirada desses incentivos, para que se evitem “precipícios bruscos”.

O "salvador preventivo"

04.04.2021

Ninguém entre os principais atores políticos pode dizer que não recebeu o recado. A legislatura é para seguir até ao fim e tem em Marcelo Rebelo de Sousa o principal garante da estabilidade.

“Perdidos na recessão”

30.03.2021

A adoção de regimes de trabalho mais flexíveis não deve, por si só, desresponsabilizar as empresas que os implementam. Até pelo próprio equilíbrio nas obrigações entre os diferentes tipos de entidades patronais. É preciso olhar para o futuro.

Olhar além da espuma

28.03.2021

A competitividade das empresas é condição essencial ao crescimento económico e quanto maior for a carga fiscal sobre o tecido produtivo menos competitivas são as empresas face às que estão sediadas no exterior.

Dar o passo seguinte

24.03.2021

Da construção, à indústria transformadora e ao comércio, qualquer um destes setores tem vindo paulatinamente a reduzir os montantes ‘suspensos’ na banca. Ao contrário do setor do alojamento e da restauração, que recorre cada vez mais a esta mecanismo.

Ameaças ao crescimento

22.03.2021

Há cada vez mais questões sobre se os auxílios estatais poderão estar apenas a manter um conjunto de empresas artificialmente vivas. Em países especialmente dependentes do turismo, como é o caso de Portugal, o desemprego é ainda mais impactante, pelo que o ritmo de reintegração de trabalhadores poderá ser substancialmente mais lento do que noutros países se não houver uma aposta na reconversão de funções tradicionalmente ligadas a esta área de atividade.

Marcar passo atrasa retoma

16.03.2021

Se há algo que pode ser absolutamente destruidor nos diferentes ciclos económicos é o refrear do investimento.

Publicidade
C•Studio