pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque
Opinião por Diana Ramos
Informação sobre o colunista
Diana Ramos
Diretora

Jornalista há vinte anos, é diretora do Jornal de Negócios, desde março de 2021. Diana Ramos licenciou-se em Jornalismo pela Universidade de Coimbra e fez uma pós-graduação em Gestão Bancária pelo Instituto Superior de Gestão Bancária (ISGB). Começou a carreira no Correio da Manhã e trabalhou nas secções de Política, Sociedade e Investigação, tendo em 2014 assumido a editoria de Política e Economia do CM e da CMTV. Na área da Economia, acompanhou especialmente a área da Banca. Antes disso, fez o estágio curricular no Brasil, no estado de Belém do Pará, onde trabalhou na Rádio e TV Cultura e durante o ensino superior foi diretora de informação da Rádio Universidade de Coimbra. 

Artigos de opinião deste autor

Houve um caminho que se abriu a partir do 25 de Novembro de 1975 e que permitiu ao país, muito lentamente, inverter o ciclo de nacionalizações e modernizar a sua estrutura produtiva.

Um caminho que se abriu

A coerência de Trump é um mero reflexo dos cifrões associados a cada encontro, abordagem ou ameaça que decida fazer.

São "coisas que acontecem"

A contestação social está aí, o que prova que serviu de pouco dar tudo a todos. Até porque as máquinas sindicais voltaram a ser reativadas.

A contestação está de volta

Num momento em que a inteligência artificial ameaça cada vez mais tarefas, o debate em torno do futuro da economia e do trabalho em Portugal é cada vez mais premente.

Salários: o bom e o mau

A que se deve esta repentina inquietação da CGTP e da UGT? À primeira vista, só a desesperada sobrevivência política de partidos castigados pelo voto popular.

Uma guerra extemporânea

Existe uma espécie de bolha de privilégio incapaz de olhar para o resto do país e debruçar-se sobre o fosso criado.

Onde fica a coesão?

A eleição de Zohran Mamdani como mayor de Nova Iorque conduz-nos a um novo debate sobre como os políticos e os partidos se foram distanciando de quem vota.

O mundo do avesso

É preciso gerir melhor e otimizar recursos? Certo. E como será feito? Qual é o plano? De que forma será implementado e com base em que dados?

Há querela. E estratégia?

Ora, quando se acomoda uma economia numa forte componente do consumo privado, os riscos crescem exponencialmente. Estes sobressaltos em algumas empresas nacionais não são bom augúrio.

Estamos em fim de festa?

A discussão sobre o excedente parece começar a ganhar tração e é natural que venha a impor-se no debate à medida que aumentem eventuais dificuldades do atual Governo em assegurar o prometido superávite.

Quão virtuosa é a virtude?

Qual é o problema de acenar subidas permanentes acima do que fixa a lei nas pensões mais baixas? É olhar para o ciclo económico como forma de justificar margens esquecendo que a economia é cíclica e as receitas da Segurança Social também.

Vamos brincar às pensões?

Noticias Mais Lidas

Mais lidas

Para quem gosta de Bolsa, é o espaço privilegiado de debate em Portugal! Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos Aceder ao Fórum
Publicidade
pub
pub
Publicidade
C•Studio