Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Opinião por
Artigos de opinião deste autor

Mercado só de nome? 

21.09.2021

Nenhum investidor se poderá sentir confortável perante um Governo que faz das batalhas políticas armas de arremesso ao tecido produtivo, sem apelo nem agravo. Uma economia forte depende sobretudo da riqueza produzida e ignorar o papel das empresas nesse caminho é olhar de forma enviesada para o tema.

A bazuca que tudo compra

20.09.2021

A campanha para as autárquicas voltou a trazer ao de cima o que de pior pode ter a política: a conquista do voto pela conquista do voto, sem estratégia ou pensamento de transformação das cidades, mas apenas com a aritmética na cabeça sobre quantos votos se somam no derradeiro dia. E para isso, a famosa bazuca tem sido o melhor instrumento de propaganda.

As fraquezas da Europa

19.09.2021

A decisão dos Estados Unidos em se aproximarem do Reino Unido visou, mais do que o dano lateral de fragilizar os franceses, expor a indecisa UE a um tema que lhe é difícil de gerir: a relação do Velho Continente com a China.

Os perigos do inverno

16.09.2021

A forma como está a ser conduzido o processo de saída das moratórias parece encaminhada no sentido de dar mais alguns meses às empresas. E os bancos têm feito uma radiografia bastante apurada à situação financeira dos seus clientes, mas a grande incerteza está na possibilidade de a onda de apoios e linhas de crédito criadas poder ter gerado um efeito de apaziguamento e acalmia que, de um momento para o outro, pode virar de rumo.

Rumo ao leilão orçamental

14.09.2021

A negociação do Orçamento do Estado para 2022 já arrancou e vão sendo conhecidas as propostas dos vários partidos à esquerda do PS para a viabilização das contas públicas, estando por isso aberto o leilão orçamental. Com todos os efeitos que tal acarreta.

Vigilância da democracia

12.09.2021

Da esquerda à direita, pelo seu perfil conciliador, pela forma empenhada como se entregava aos cargos que desempenhava, pelo assumir da causa pública como o bem maior, Sampaio obteve o que a maioria dos políticos tem hoje dificuldade em granjear: o respeito dos pares, dos opositores e da população.

Leve pressão sobre a TAP

09.09.2021

Marcelo, todos o sabemos, é um Chefe de Estado atento e no segundo mandato decidiu assumir um papel mais interventivo. Usando uma imagem dos mercados, um falcão a controlar as pombas. Por isso, não é de estranhar que tenha recebido em Belém, há mais de um mês, Christine Ourmières-Widener. É de estranhar, sim, a palavra agora usada: sorte.

Crise, mas qual crise?

06.09.2021

Que leitura nos permitem fazer os números sobre o mercado de fusões e aquisições? A primeira delas é que esta crise deu ainda mais gás ao setor das tecnologias: representou 21% do total dos negócios realizados, uma percentagem que não era tão elevada desde o boom das big tech. Imobiliário e serviços financeiros são duas outras áreas em destaque nos negócios realizados

Um imenso marasmo

26.08.2021

As circunstâncias parlamentares - e a crescente dificuldade em garantir maiorias absolutas de um só partido - transformaram a política num xadrez de oportunidades.

Preparar o OE fora da política

25.08.2021

Uma radiografia mais transparente do setor público seria certamente uma mais-valia à preparação dos orçamentos e à estabilidade das contas públicas.

O que dizem os números

23.08.2021

Em 2019, os dados mais recentes, o ganho médio dos técnicos superiores do Estado ascendia a 3.251 euros, enquanto o do setor privado não ia além dos 2.452 euros.

Ver Mais
Publicidade
C•Studio