Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Opinião por
Artigos de opinião deste autor

Os vários PS dentro do PS

28.09.2022

O primeiro-ministro pode repetir mil vezes que não “governa só para o dia de hoje”, mas a perceção é precisamente a oposta: gere a agenda em função da onda de reações, com medo de falar das dificuldades às famílias e reticente em assumir que é preciso apoiar as empresas para assegurar o emprego.

Inflação como “veneno”

26.09.2022

A dívida, voltámos a perceber, é o carrasco desta crise, sendo a inflação o “veneno” que se infiltra e inflama a estrutura social.

Falar verdade às famílias

21.09.2022

O que se pede aos políticos responsáveis, mesmo quando as decisões são difíceis e as medidas mais duras, é que se explique com clareza os motivos subjacentes.

O perigo na habitação

20.09.2022

Tipicamente, a história do malparado em Portugal mostra-nos que o último dos financiamentos que os portugueses deixam de pagar é o da compra de casa. É a última das responsabilidades que as famílias deixam de cumprir.

As amarras do programa

19.09.2022

A questão que se coloca é a de saber se os mais relevantes ministros do atual Executivo terão coragem de se libertar das amarras para defender o que pensam sobre as necessidades da economia, vertendo-o no acordo de rendimentos.

Sai uma aspirina

15.09.2022

Dada a aspirina, cresce agora a responsabilidade do Executivo para o momento da apresentação do Orçamento do Estado para 2023. É aí que, aliviadas as dores e traçado o diagnóstico, é necessário pôr em marcha o tratamento. Até porque, se não o fizer, a passagem do doente para cuidados intensivos será mais difícil de cuidar e mais cara de tratar.

Uma década perdida?

14.09.2022

A constituição de uma comissão para estudar a diversificação de receitas da Segurança Social é um pequeno passo para um tema que deve ser olhado de forma mais extensa. Portugal é um país cada vez mais envelhecido e com uma muito baixa natalidade, pelo que as duas questões devem ser olhadas pelos maiores partidos de forma que uma resposta séria ao inverno demográfico possa, no longo prazo, permitir ao país oferecer às novas gerações garantias de que o contrato social será cumprido.

De novo com a crise à espreita

11.09.2022

Uma coisa é certa: os meses que se aproximam trarão dificuldades e dor. Foi de enorme clareza a apresentação de Cristina Casalinho, ex-presidente do IGCP, na academia socialista: a crise trará perdas.

As incertezas do inverno

08.09.2022

O cenário de um corte absoluto do abastecimento via Nord Stream é cada vez mais real, o motor alemão da economia do euro dá cada vez mais sinais de fraqueza e uma poupança demasiado cerrada entre as famílias tende, regra geral, a afundar as economias. Por tudo isso, o cenário semi-cor-de-rosa traçado pelo BCE parece estar altamente deslocado da realidade.

Uma reforma à espreita?

07.09.2022

A dificuldade do Governo em explicar o que está a fazer reside no facto de que, ao não atualizar as pensões de 2024 com base naquilo a que elas teriam direito pela aplicação da lei em 2023 – os tais 7% a 8% –, estará a partir de um ponto de rendimentos mais baixo, penalizando o valor futuro a que estes reformados têm direito.

As contas possíveis

06.09.2022

Podemos discutir se o pacote de apoios não deveria ser mais extenso e menos contido. Ninguém o contestaria... O problema é sempre o mesmo: o pesado fardo da dívida e a prisão ditada pela elevada despesa permanente do Estado deixam a qualquer governo que assuma funções uma quadratura do círculo de difícil resolução. São as contas possíveis de um país que recorreu demasiado aos mercados...

Ver Mais
Publicidade
C•Studio