Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Exportações e importações voltam a disparar em Março

As exportações aumentaram mais do que as importações, em Março, num mês marcado por crescimentos acentuados no comércio internacional. Excluindo os combustíveis a leitura é idêntica.

Pedro Elias
Sara Antunes saraantunes@negocios.pt 10 de Maio de 2017 às 11:09
  • Assine já 1€/1 mês
  • 10
  • ...

As exportações portuguesas dispararam 23,9% em Março, quando comparado com igual período do ano passado, revelou esta quarta-feira, 10 de Maio, o Instituto Nacional de Estatística (INE).

 

As importações tiveram um comportamento semelhante, ainda que menos intenso, tendo registado um acréscimo de 14,6%.

 

Excluindo os combustíveis e lubrificantes, as exportações aumentaram 21,1% e as importações 14,6%.

No acumulado do primeiro trimestre do ano, as exportações cresceram 17,1% enquanto as importações aumentaram 15,3%, quando comparado com igual período do ano passado.

 

Com o aumento das exportações a superar o crescimento das importações, o défice da balança comercial de bens diminuiu em 241 milhões de euros para um total de 821 milhões de euros. "Excluindo os Combustíveis e lubrificantes a balança comercial atingiu um saldo negativo de 602 milhões de euros, correspondente a uma redução de 154 milhões de euros em relação ao mesmo mês de 2016", adianta a mesma fonte.

 

Por mercados, o aumento das exportações foi mais significativo para Espanha (16,3%), Estados Unidos (64,7%) e França (19%). Já nas importações, destaque para Espanha (13,9%), Alemanha (22%) e Rússia (252,9% - "justificado pela importação de Óleos brutos de petróleo e

Fuelóleo").

 

(Notícia actualizada às 11:15 com mais informação)

Ver comentários
Saber mais exportações importações comércio
Mais lidas
Outras Notícias