G-20 abranda ritmo de crescimento para 0,8%
União Europeia, Estados Unidos e China estão a crescer mais devagar. Na Zona Euro, a Alemanha e Itália registaram mesmo contracções do PIB trimestral.
As economias do G-20 estão a crescer mais devagar. No terceiro trimestre deste ano, o ritmo de subida do PIB abrandou para 0,8%, quando comparado com os três meses anteriores, revelou esta terça-feira, 18 de Dezembro, uma estimativa preliminar da OCDE. Entre Abril e Junho o crescimento tinha sido de 1%.
Conforme nota a OCDE, houve quatro economias do G-20 a registar uma contracção do PIB: a Turquia, o Japão, a Alemanha e Itália. No caso da Turquia, a OCDE nota que a forte contracção, de 1,1%, está associada à grande depreciação da lira, em Agosto.
O Japão contraiu 0,6% em termos trimestrais, a Alemanha 0,2% e a Itália 0,1%.
Na maior parte dos restantes países, o ritmo da actividade económica abrandou. Na União Europeia, por exemplo, a travagem foi de 0,5% para 0,3%. Os Estados Unidos cresceram 0,9%, menos uma décima do que no segundo trimestre, e a China passou de um ritmo de crescimento trimestral de 1,7% para 1,6%.
Já em países como o Reino Unido e França o crescimento do PIB acelerou: no Reino Unido o PIB avançou 0,6%, acima dos anteriores 0,4%; em França cresceu 0,4%, também acima dos 0,2% do segundo trimestre.
Olhando para os dados em termos homólogos, verifica-se que o crescimento do PIB do G-20 abrandou de 3,8%, para 3,6%.
Mais lidas