pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

Inflação volta a cair para níveis perto do zero

A inflação na Zona Euro caiu, em Junho, para 0,2%, enquanto no conjunto da União Europeia os preços oscilaram ainda menos. A inflação na União Europeia situou-se em Junho nos 0,1%. Grécia e Chipre são os países onde os preços mais caíram. Portugal tem dos maiores valores.

Lisboa pessoas electrico baixa
Lisboa pessoas electrico baixa Bloomberg
Negócios 16 de Julho de 2015 às 10:25

Desde que o BCE avançou, em Março, com o programa de expansão monetária, através de uma compra mais alargada de activos, que a inflação não voltou a valores negativos. O último mês em que a evolução dos preços registou um valor negativo na Zona Euro e na União Europeia foi em Março. Nos meses meses seguintes - Abril e Maio - recuperou e subiu. Mas a subida foi invertida no mês de Junho.

De acordo com os dados divulgados esta quinta-feira, 16 de Julho, pelo Eurostat, a inflação da Zona Euro em Junho fixou-se nos 0,2%, o que compara com os 0,3% de Maio. E na União Europeia a inflação no sexto mês do ano foi de 0,1%, o que compara com os 0,3% de Maio. 

Grécia e Chipre são os países com deflações maiores. Chipre registou, em Junho, uma queda nos preços de 2,1%, enquanto a descida na Grécia atingiu os 1,1%. Os preços estão a cair na Grécia desde Fevereiro de 2013.

Pelo contrário, no lado dos países que viram os preços crescerem, Portugal é dos que mais inflação registou em Junho. Este indicador fixou-se em 0,8%, atrás da Noruega com 2,6%, Malta com 1,1%, Áustria com 1% e República Checa e Bélgica com inflações de 0,9%.

Em comparação com o mês anterior, a inflação anual caiu em 13 estados-membros, mantendo-se estável em sete e aumentando em oito, segundo o Eurostat.

A pressionar a descida continuam os preços da energia, contrariados pelas subidas nos restaurantes e cafés.

Em comparação com o mês anterior, a inflação anual caiu em 13 estados-membros, mantendo-se estável em sete e aumentando em oito, segundo o Eurostat.

Ver comentários
Publicidade
C•Studio