Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Portugal com a maior queda do PIB no primeiro trimestre na UE

A economia portuguesa deu o maior trambolhão no PIB no primeiro trimestre deste ano, de entre os 20 países da União Europeia para os quais já há dados.

Reuters
  • Partilhar artigo
  • 20
  • ...
A economia portuguesa registou a maior queda do PIB no primeiro trimestre, de entre os 20 países da União Europeia para os quais há dados. Os números foram revelados esta terça-feira, pelo Eurostat.

Tal como já tinha sido comunicado pelo Instituto Nacional de Estatística, o PIB de Portugal recuou 3,3% no primeiro trimestre deste ano, quando comparado com os últimos três meses de 2020. Agora, o Eurostat revela os resultados de outros 19 Estados-membros e todos tiveram um desempenho menos negativo.

Já no final de abril, quando as primeiras estimativas estavam disponíveis apenas para 12 países da União Europeia, Portugal tinha a maior queda do PIB. Agora, mantém-se como a economia que mais contraiu.

A explicar o mau desempenho da economia portuguesa no arranque deste ano esteve mais um vaga de covid-19, a mais dura que o país enfrentou desde que a pandemia atingiu o território português. A economia foi sujeita a duras medidas de confinamento que impediram o funcionamento de vários setores de atividade, com destaque para os de contacto próximo, como é o caso do comércio e turismo. Também as escolas tiveram o ensino presencial suspenso. 

Já a generalidade dos restantes países da União Europeia foi afetada por uma nova vaga da doença um pouco mais tarde, com as medidas de confinamento a intensificarem-se só depois. O conjunto da União Europeia viu o PIB recuar 0,4% em termos trimestrais e a Zona Euro sofreu uma perda de 0,6%.

(Notícia atualizada às 11:19 com mais informação)
Ver comentários
Outras Notícias