Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Programa de Revitalização não salva um terço das empresas da insolvência

Segundo escreve hoje o “Público”, das 1.874 empresas em dificuldades que aderiram ao Programa Especial de Revitalização (PER), 568 têm um processo de falência judicial nos tribunais.

Negócios 28 de Julho de 2014 às 09:22
  • Assine já 1€/1 mês
  • 1
  • ...

O PER foi criado pelo Governo em 2012 e envolve a negociação em tribunal de empresas em dificuldades financeiras com os seus credores. Num contexto de crise, o programa tem beneficiado de uma procura muito elevada. No entanto, os dados da consultora Instituto Informador Comercial (IIC) mostram que 30,3% dos processos não impedem a insolvência da empresa.

 

O artigo publicado hoje pelo "Público" cruza os números do IIC com os do PER, concluindo que, apesar de poder haver situações em que a insolvência antecede o PER, esses casos são a excepção. "Assistimos a muitos casos em que, por variados motivos, as empresas se vêem obrigadas a recorrer à insolvência por fracasso do PER. O contrário acontece, mas muito raro", explica Inácio Peres, presidente da Associação Portuguesa dos Administradores Judiciais.

 

No que diz respeito aos particulares, a percentagem é mais baixa. Até 21 de Julho havia 1.223 pedidos de revitalização por famílias, dos quais 245 resultaram em falências judiciais.

Ver comentários
Saber mais Revitalizar empresas insolvência falência PER
Outras Notícias