Agualusa nomeado para prémio Man Booker Prize

José Eduardo Agualusa está entre os nomeados para o prémio internacional Man Booker Prize. O autor angolano é candidato ao prémio com o livro "A Teoria Geral do Esquecimento", editado originalmente em 2012.
André Vinagre 14 de Abril de 2016 às 12:07

O escritor angolano José Eduardo Agualusa está nomeado para o Man International Prize, o prémio que distingue os melhores livros estrangeiros traduzidos para inglês em 2015.

 

PUB

O anúncio foi feito na quarta-feira, 13 de Abril, no site oficial do prémio literário e contempla ainda outros cinco autores de várias regiões do globo. Além do angolano Agualusa, concorrem ao prémio também Elena Ferrante, de Itália, Han Kang, da Coreia do Sul, Orhan Pamuk, da Turquia, Robert Seethaler, da Áustria, e a chinesa Yan Lianke.

 

O painel de cinco jurados vai agora decidir qual o autor que levará para casa o prémio de 63 mil euros. O vencedor será anunciado a 16 de Maio.

PUB

 

"Estes seis livros contam histórias inesquecíveis da China a Angola, Áustria à Turquia, Itália à Coreia do Sul", descreve o site do prémio.

 

PUB

Em relação ao livro de Agualusa, "A Teoria Geral do Esquecimento" ou "A General Theory of Oblivion" em inglês, o júri diz que é "um romance em forma de mosaico que conta a história de Angola através de Ludo, uma mulher que se fecha em casa na véspera da independência de Angola".

Este livro é "um romance arrebatador de drama humano e as emoções, sonhos e perigos de uma mudança radical", descreve a organização do Man International Prize.

Pub
Pub
Pub