Cadeira onde J. K. Rowling escreveu Harry Potter vendida por mais de 350 mil euros
A cadeira onde J. K. Rowling começou a escrever a saga de Harry Potter foi leiloada por cerca de 400 mil dólares (351 mil euros). A cadeira de madeira com o assento em pano foi comprada por um coleccionador anónimo.
A cadeira em que a autora dos livros de Harry Potter se sentou para escrever os primeiros dois livros da saga foi a leilão e atingiu um valor perto dos 400 mil dólares (351 mil euros), diz esta quinta-feira, 7 de Abril, a Mashable.
J.K. Rowling sentou-se nesta cadeira para escrever "Harry Potter e a Pedra Filosofal" e "Harry Potter e a Câmara dos Segredos".
O leilão, que decorreu em Nova Iorque, foi levado a cabo pela leiloeira Heritage Auctions e o vendedor, Gerald Gray, afirmou que vai dar 10% do valor à instituição de caridade de J.K. Rowling, a Lumos. Gerald Gray acrescentou que o valor alcançado excedeu em muito as suas expectativas.
A cadeira, usada pela escritora inglesa para escrever "dois dos mais importantes livros da era moderna", segundo a leiloeira, foi arrematada por um coleccionador privado anónimo.
J. K. Rowling pintou na cadeira a frase "posso não ser bonita, mas não me julguem pela aparência". Nas costas, lê-se a inscrição "eu escrevi o Harry Potter enquanto me sentava nesta cadeira".
A cadeira vem ainda acompanhada por uma carta assinada pela escritora: "Caro novo dono da minha cadeira, deram-me quatro cadeiras desemparelhadas em 1995 e esta é a mais confortável de todas e é por isso que ficou colocada permanentemente em frente à minha máquina de escrever, apoiando-me enquanto eu escrevia ‘Harry Potter e a Pedra Filosofal’ e ‘Harry Potter e a Câmara dos Segredos’. O meu lado nostálgico está triste por vê-a partir, mas as minhas costas não. J.K. Rowling".
A mesma cadeira já tinha sido leiloada antes. A primeira vez pela própria J. K. Rowling para uma instituição de caridade por 21 mil dólares (18,4 mil euros) em 2002 e depois em 2009 foi vendida no eBay por 29 mil dólares (25 mil euros).