Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

José Manuel Costa confirmado director da Cinemateca Portuguesa

O Governo confirmou, através de um despacho publicado esta sexta-feira, que designou José Manuel Correia Costa, em comissão de serviço e pelo período de cinco anos, para exercer o cargo de Director da Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema, I.P.

Jorge Godinho/Correio da Manhã
Negócios 21 de Fevereiro de 2014 às 09:47
  • Assine já 1€/1 mês
  • ...

José Manuel Costa, que já ocupava interinamente a direcção da Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema desde o início do ano.

 

Em Despacho publicado esta sexta-feira, o Executivo designou igualmente Rui Manuel Cartaxo Machado, em comissão de serviço e pelo período de cinco anos, para exercer o cargo de Subdiretor da Cinemateca Portuguesa.

 

A nomeação já tinha sido anunciada pelo próprio secretário de Estado da Cultura, Jorge Barreto Xavier, no dia 11 de Fevereiro. 

 

José Manuel Costa está na Cinemateca desde 1976, tendo sido subdirector em dois momentos diferentes. Desde Janeiro era director interino.

Professor de História do Cinema e Documentação, na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, José Manuel Costa está na Cinemateca desde 1976. Foi subdirector entre 1995 e 1997 e entre 2010 e 2014. Neste último período, acompanhou a directora Maria João Seixas, uma forte crítica da actual situação financeira a que chegou o organismo cultural. Ficou como director interino aquando da sua saída. O novo director da instituição foi responsável pela divisão do serviço de programação e divulgação mas também do arquivo fílmico, de acordo com o comunicado de Barreto Xavier.

Ver comentários
Saber mais José Manuel Costa Cinemateca Portuguesa Cinema Rui Manuel Cartaxo Machado
Mais lidas
Outras Notícias