Marcelo exonerou elemento do Conselho Superior de Defesa Nacional
Marcelo Rebelo de Sousa exonerou o tenente-general José Calçada do cargo de secretário do Conselho Superior de Defesa Nacional, uma notícia inicialmente avançada, esta terça-feira, 11 de Julho, pelo Diário de Notícias e entretanto também confirmada pelo Negócios junta da Presidência da República.
PUB
No entanto, Belém não revela nenhuma informação adicional nem tece comentários sobre as razões que levaram a esta demissão. Sendo certo que a aceitação do pedido de demissão acontece depois de ontem Marcelo Rebelo de Sousa ter jantado com os quatro chefes militares.
Entretanto, esta terça-feira decorre, em São Bento a partir das 17:00, uma reunião entre o primeiro-ministro, António Costa, o ministro da Defesa, Azeredo Lopes, o chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas, general Artur Pina Monteiro, o chefe do Estado Maior do Exército, general Rovisco Duarte, o chefe de Estado-Maior da Armada, almirante Silva Ribeiro, e o chefe de Estado-Maior da Força Aérea, general Manuel Teixeira Rolo.
PUB
Até aqui comandante do Pessoal do Exército, José Calçada pediu a demissão devido a divergências com o general Rovisco Duarte, após este ter exonerado os cinco comandantes das unidades a cargo da segurança dos paióis de Tancos.
PUB
Rovisco Duarte demitiu aqueles comandantes na sequência do roubo de material militar guardado em Tancos. Estes operavam na dependência do tenente-general Faria Menezes que, por sua vez, anunciou a demissão da função de comandante operacional do Exército no sábado passado.
PUB
A agência Lusa recorda que José Calçado apresentou na passada sexta-feira um livro lançado pelo tenente-coronel Tinoco Faria, um dos organizadores de uma manifestação de oficiais do Exército que pretendiam entregar as espadas no Palácio de Belém enquanto forma de protesto contra o poder político e o esquecimento a que tem vetado o sector da Defesa nacional. Contudo, essa manifestação acabou por ser cancelada.
(Notícia actualizada às 12:57)
Saber mais sobre...
Saber mais Marcelo Rebelo de Sousa José Calçada presidência da República Manuel Teixeira Rolo Azeredo Lopes Artur Pina Monteiro Faria Menezes Rovisco DuarteO imperativo categórico
Esperteza saloia
Mais lidas
O Negócios recomenda