Irão captura petroleiro britânico no Estreito de Ormuz
Governo do Reino Unido procura informações "urgentemente" sobre o navio, que leva a bordo 23 tripulantes. Há um segundo petroleiro, de bandeira liberiana, confiscado.
Um petroleiro britânico foi apreendido esta sexta-feira pela Guarda Revolucionária do Irão, avançou a BBC.
Segundo a publicação britânica, que cita a imprensa iraniana, os proprietários do navio Stena Impero não conseguiam estabelecer contacto com a embarcação, que se encontrava "a rumar a norte, em direção ao Irão".
A empresa relatou que estão 23 tripulantes a bordo do petroleiro e que este foi abordado por "pequenos navios e um helicóptero" no Estreito de Ormuz.
Em reação, o Reino Unido indicou estar à procura de novas informações "urgentemente".
O ministro britânico dos Negócios Estrangeiros indicou que um outro petroleiro, com a bandeira da Libéria, foi também capturado pelo Irão. "Estou extremamente preocupado com a apreensão de dois navios pelas autoridades iranianas no Estreito de Ormuz", afirmou Jeremy Hunt.
O membro do governo britânico pediu a libertação das duas embarcações e acrescentou que o embaixador do Reino Unido em Teerão estava em contacto com o ministro iraniano dos Negócios Estrangeiros para resolver a situação.
Mais lidas