18 mil imigrantes expulsos do pais nas próximas semanas. 4500 já foram notificados
Mais de 4.500 imigrantes foram notificados para abandonarem o país. Os imigrantes em causa terão 20 dias para saírem voluntariamente. Se não o fizerem, serão expulsos. Nas próximas semanas serão pelo menos 18 mil.
A Agência para a Integração Migrações e Asilo (AIMA) vai começar a notificar 4.574 cidadãos estrangeiros, na próxima semana, para abandonarem o país voluntariamente em 20 dias, confirmou hoje o ministro da Presidência, António Leitão Amaro.
"O Governo foi informado esta semana pela AIMA que está a emitir 4.574 notificações para abandono de território nacional de cidadãos estrangeiros em situação ilegal", afirmou Leitão Amaro, em declarações aos jornalistas, na sede do Governo, em Lisboa.
De acordo com o governante, trata-se do primeiro grupo de imigrantes notificado de um total muito superior.
"Estes são o primeiro grupo de 18 mil indeferimentos, portanto na verdade o que temos pela frente nas próximas semanas são 18 mil notificações para abandonarem o território nacional", afirmou Leitão Amaro.
E os números não vão ficar por aqui: "Há 110 mil processos em curso e desses teremos também mais indeferimentos e notificações para abandonarem o território".
"A política passou a ser de imigração regulada e o incumprimento têm consequências", disse o governante, sublinhando que se trata de "situações de pessoas que violam as regras portuguesas e europeias". Ou já tinham ordem de abandono do território europeu ou entraram ilegalmente.
Após as notificações os imigrantes terão 20 dias para abandonar o país, período após o qual haverá um afastamento coercivo. "Portugal tem tido dificuldade muito grande para executar os afastamentos coercivos", avisou o ministro.
Mais lidas