pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

Revista de imprensa diária

Resumo das notícias económicas mais importantes da imprensa diária

21 de Junho de 2004 às 08:35

Santos Silva diz Repsol nunca poderá entrar na Galp (Jornal de Negócios) Artur Santos Silva diz que a «Repsol é um concorrente da Galp, portanto não é um parceiro natural». O presidente do Conselho de Administração do Banco BPI afirmou ainda que faz sentido a CGD comprar a Seguros e pensões e que a estratégia do BCP vai criar valor para os accionistas.

Dividendos distribuídos pelo Banco de Portugal ao Estado caem 18,5% (Jornal de Negócios) O Banco de Portugal distribuiu ao Estado 34,5 milhões de euros este ano, menos 18,5% do que em 2003, soube o Jornal de Negócios junto da Direcção Geral do Tesouro. A autoridade monetária portuguesa só publicará no próximo mês de Julho os seus resultados de 2003, com a indicação dos dividendos a distribuir este ano, mas já entregou o seu Relatório e Contas às Finanças e procedeu à liquidação dos dividendos junto do Tesouro.

Estado encaixa 400 milhões com venda da Portucel SGPS (Diário Económico) A Parpública poderá encaixar mais de 400 milhões de euros com a venda das várias participações que a Portucel SGPS ainda detém. Depois da privatização de 30% da Portucel SA, a estratégia da SGPS passa agora pela alienação da de 1005 da Portucel Tejo, de 29,7% da Inapa IPG e de 100% da Lazer e Floresta, além dos remanescentes 25,7% da Portucel SA.

Fisco demora três anos a detectar uma fraude fiscal (Diário Económico) As Finanças demoram mais de três anos a detectar a ocorrência de uma infracção fiscal. Os números resultam da análise efectuada pela Inspecção Geral de Finanças (IGF) a uma amostra de processos que se encontravam pendentes nos serviços de finanças de Lisboa no final do terceiro trimestre do ano passado.

Taxas do crédito à habitação estão a subir (Público) Depois de longo período de queda, as taxas de juros estão novamente a subir, o que terá reflexos nos valores pagos aos bancos por empresas e famílias. Num contrato de crédito à habitação de 150 mil euros, a diferença para Abril é de 19 euros mensais. A subida pode não ser muito acentuada até final do ano, mas está aí.

Hotéis Real investe 60 milhões em três novas unidades (Público) O grupo Hotéis Real tenciona investir um total de 60 milhões de euros até 2007 na construção de três novos hotéis de cinco e de quatro estrelas, que deverão elevar o número de unidades do grupo para um total de nove estabelecimentos. O primeiro hotel a ser inaugurado, em Abril de 2006, localiza-se na antiga residência do rei Humberto de Itália, em Cascais, e será baptizado de Grande Real Villa Itália.

Concretização da venda da Galp poderá atrasar-se (Diário de Notícias) Esta semana a Parpública, a holding do Estado responsável pela condução das negociações com os dois consórcios apurados para a fase final do processo - Grupo Mello e Petrocer - que tem por objectivo a venda de 33,34% da Galp, poderá anunciar o nome do vencedor. Para já, estão marcadas para hoje novas reuniões.

Há 1600 empresas fora da lei (Diário de Notícias) Os inspectores da entidade reguladora dos mercados da construção e imobiliário não têm mãos a medir. Desde Novembro de 2002, altura em que iniciaram a sua actividade no IMOPPI, até agora já detectaram 700 empresas em situação irregular no sector imobiliário e outras 900 no sector da construção.

Publicidade
C•Studio