Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

O dia num minuto: A Função Pública, a sobretaxa, a TAP e sugestões de fim-de-semana

O Parlamento aprovou a reposição gradual dos salários da Função Pública e a eliminação da sobretaxa. Costa insiste em resgatar a maioria do capital da TAP. O risco da pobreza está a aumentar. O que fazer no fim-de-semana.

António Costa: não foi por ter chegado a primeiro-ministro que o ano de 2015 é de Costa. É pela forma como lá chegou. Pela habilidade negocial e pelo arrojo com que o fez. António Costa driblou todos os seus adversários e mesmo sofrendo mais golos do que os marcados foi ele que levou a taça.
Reuters
Negócios jng@negocios.pt 18 de Dezembro de 2015 às 20:00
  • Assine já 1€/1 mês
  • 6
  • ...

Funcionários públicos vão receber sem cortes a partir de Outubro. Os funcionários públicos vão receber os seus salários sem cortes a partir de Outubro de 2016. Todas as bancadas da esquerda e o PAN aprovaram esta sexta-feira o diploma do PS que prevê a reposição de salários a um ritmo de 20% em cada trimestre do próximo ano. O que significa que os funcionários públicos verão os cortes ser eliminados na totalidade a partir do mês de Outubro. PSD e CDS opuseram-se a esta proposta de reposição de salários.


Aprovada eliminação da sobretaxa.
A proposta para eliminação da sobretaxa de IRS foi aprovada esta sexta-feira por todas as bancadas da esquerda e pelo PAN. Assim, em 2016 a maioria dos contribuintes, do primeiro escalão, com rendimentos até 7 mil euros, não vai pagar sobretaxa. No segundo escalão, os contribuintes pagarão 1% de sobretaxa. No terceiro escalão, a sobretaxa será de 1,75%, e de 3% no quarto escalão. No quinto e último escalão, para quem ganha mais de 80 mil euros, a sobretaxa não desce. PSD e CDS votaram contra.


Risco de pobreza em Portugal aumenta.
A pobreza entre os desempregados não pára de aumentar. A percentagem da população sem emprego em risco de pobreza tem vindo a aumentar progressivamente dos 36% em 2010, todos os anos, e o último não foi excepção. A taxa passou de 40,5% em 2013 para 42% em 2014, revelam os dados divulgados esta sexta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE). A situação também não melhorou para a população empregada. O risco de pobreza aumentou de 10,7% para 11%, agravando os aumentos registados desde pelo menos 2010, altura em que a percentagem não ultrapassava os 9%. 

Bruxelas aprova novos limites para o "roaming". A Comissão Europeia aprovou esta sexta-feira novos limites máximos para as tarifas de "roaming" dentro do espaço da União Europeia. A partir de 30 de Abril de 2016 as chamadas recebidas em "roaming" passam a custar 1,14 cêntimos por minuto, excluindo IVA, de acordo com a informação no site da Anacom. Actualmente, os clientes que tenham subscrito uma eurotarifa têm um limite de 5 cêntimos por minuto (sem IVA), um valor que vigorará até 29 de Abril de 2016.

Costa insiste em resgatar maioria do capital da TAP. O primeiro-ministro, António Costa, afirmou esta sexta-feira, em Bruxelas, que o Estado retomará a maioria do capital da TAP, 51%, mesmo sem acordo com os compradores privados. Em conferência de imprensa, António Costa referiu que a negociação tem continuado e espera que "haja um acordo", mas alertou que a execução do programa do Governo avançará mesmo sem um entendimento. "A execução do programa do Governo não está sujeita à vontade de particulares que resolveram assinar um contrato com o Estado português, nas situações, no mínimo precárias, visto que estavam a assinar com um Governo que tinha sido demitido na véspera", disse o primeiro-ministro numa referência à privatização da TAP.


Lisboa no top 10 da Airbnb.
A capital portuguesa foi considerada como o décimo destino mais apetecível para a passagem de ano, diz a Airbnb num relatório esta sexta-feira, 18 de Dezembro. Dentro da Europa, o destino preferido para os turistas no fim do ano é Paris, logo seguido de Londres e de Berlim. Nesta tabela, Barcelona, Amesterdão, Roma, Praga, Budapeste e Madrid surgem, respectivamente, à frente de Lisboa. A Airbnb permite que os indivíduos aluguem a totalidade ou parte da sua casa, como forma de acomodação para turistas. O site oferece uma plataforma de busca e reserva entre pessoas que oferecem acomodação e os turistas. O site foi criado em 2008 e tem já cerca de 500 mil anúncios em mais de 35 mil cidades de 192 países 


Luaty em prisão domiciliária.
Seis meses depois de ser detido em Luanda, o músico e activista luso-angolano Luaty Beirão regressa a casa e fica em prisão domiciliária. Em declarações à agência Lusa, referiu que é sempre melhor poder estar ao pé da família, sobretudo poder estar com a filha que não vê desde Junho. Luaty integra um grupo de 17 arguidos acusados de actos preparatórios de rebelião e de atentado contra o presidente angolano José Eduardo dos Santos. A todos foi aplicada a mesma medida de prisão domiciliária.


Onde ir no fim-de-semana?
Há muitas e boas exposições com entrada livre. "Eugénio de Andrade. José Rodrigues - Retrato duma Amizade", no Porto, é uma delas. E, depois, há música e há teatro. Há tanta coisa. Consulte as sugestões do Negócios.

Ver comentários
Saber mais PS PSD CDS INE Comissão Europeia António Costa TAP Lisboa Luaty Beirão José Eduardo dos Santos "roaming" Função Pública Sobretaxa
Outras Notícias