pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

Acções nos EUA sobem com expectativa de crescimento económico

As acções dos EUA registaram a maior subida diária em dois meses, depois da Reserva Federal ter referido que espera uma aceleração do crescimento económico e que pretende subir os juros a um «ritmo moderado». O Nasdaq somou 1,92%, enquanto o Dow Jones cre

10 de Agosto de 2004 às 21:21

As acções dos EUA registaram a maior subida diária em dois meses, depois da Reserva Federal ter referido que espera uma aceleração do crescimento económico e que pretende subir os juros a um «ritmo moderado». O Nasdaq somou 1,92%, enquanto o Dow Jones cresceu 1,32%.

O Nasdaq [ccmp] terminou nos 1.808,70 pontos, enquanto o Dow Jones [indu] fixou-se nos 9.944,67 pontos. O Standard & Poor’s avançou 1,3% para os 1.079,04 pontos. Todos os três índices registaram a maior subida diária desde 7 de Junho passado.

A Reserva Federal norte-americana decidiu hoje subir a sua principal taxa de juro dos anteriores em 25 pontos base para 1,5%, o valor mais elevado desde o início de Novembro de 2002.

A Fed reiterou o propósito de continuar a subir os juros a um ritmo «moderado» por forma a controlar a inflação sem afectar o crescimento.

«Nos últimos meses, o crescimento da produção tem sido moderado e o ritmo de melhoria nas condições do mercado laboral tem vindo a abrandar», afirmaram em comunicado os membros do Federal Open Market Committee (FMOC), o órgão colegial da Fed que tem a responsabilidade de definir as taxas de juro.

«Esta suavidade deve-se essencialmente ao aumento substancial dos preços da energia. No entanto, a economia aparenta estar em condições para regressar um maior ritmo de expansão no futuro» acrescenta a mesma fonte.

Os analistas interpretaram estas declarações como uma confiança no vigor do crescimento da maior economia do mundo. «A declaração da Fed solidifica a sua confiança na economia (?) e o mercado accionista deverá beneficiar positivamente com isso», afirmou um especialista à Bloomberg.

As subidas foram lideradas pela banca e pelas tecnológicas. O JP Morgan Chase avançou 2,55%, enquanto o Citigroup cresceu 1,63%.

A Yahoo! progrediu 5,64%, enquanto a Microsoft registou uma subida de 1,99%.

Publicidade
C•Studio