pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

"Apagão" leva Governo a lançar substituição do SIRESP

Ministérios das Infraestruturas e da Administração Interna lançam grupo de trabalho com vista à substituição do sistema depois de considerarem que no "apagão" o desempenho do sistema de comunicações não esteve à altura.

SIRESP
SIRESP Carlos Manuel Martins
02 de Maio de 2025 às 17:54

O Governo vai criar um grupo de trabalho com vista à substituição do SIRESP, o Sistema Integrado de Redes de Emergência e Segurança de Portugal. A gota de água foi o "apagão".

"A ministra da Administração Interna, Margarida Blasco, e o ministro das Infraestruturas e Habitação, Miguel Pinto Luz, emitiram um despacho que determina a constituição de uma equipa de trabalho técnica e multissetorial com a missão de desenvolver, no prazo máximo de 90 dias, um estudo técnico-estratégico para a substituição urgente do Sistema Integrado de Redes de Emergência e Segurança de Portugal (SIRESP)", informam os dois ministérios em comunicado. 

"A decisão é sustentada pela relevância estratégica das comunicações de emergência e proteção civil para a segurança e resiliência do Estado, considerando as limitações estruturais e operacionais evidenciadas pelo SIRESP em cenários de elevada complexidade e exigência operacional, que se constataram, entre outras situações, no passado dia 28 de abril, durante o 'apagão'", justificam Miguel Pinto Luz e Margarida Blasco. 

O mesmo comunicado avança que "a decisão, que surge em paralelo ao anúncio de três auditorias pedidas aos reguladores das áreas das comunicações, navegação aérea e transportes e mobilidade sobre as operações decorridas durante o 'apagão', visa assegurar, com caráter de urgência, um sistema de comunicações robusto, fiável, resiliente, tecnologicamente adequado e plenamente interoperável, que responda eficazmente às exigências atuais e futuras das forças e serviços de segurança, emergência e proteção civil".

Ver comentários
Publicidade
C•Studio