pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

Avião de passageiros com 244 a bordo despenha-se na Índia. Sete portugueses seguiam no voo

Voo tinha como destino Londres e a bordo seguiam mais de 240 passageiros.

A carregar o vídeo ...
Avião com mais de 200 pessoas a bordo despenha-se na Índia
12 de Junho de 2025 às 10:19

O acidente ocorreu cinco minutos depois de o avião ter descolado do Aeroporto de Ahmedabad, perto das 13h30 locais (8h30 de Lisboa), e o piloto terá enviado um pedido de socorro. O voo AI171 tinha como destino Londres, Reino Unido.

Segundo a imprensa local, seguiam a bordo 244 pessoas: 232 passageiros, 2 pilotos e 10 tripulantes de cabine. Sabe-se que entre a lista de passageiros se encontravam 169 indianos, 53 britânicos, sete portugueses e um canadiano.


Avião de passageiros com 244 a bordo despenha-se na Índia. Sete portugueses seguiam no voo
A carregar o vídeo ...
Caos em hospital de Ahmedabad após queda de avião com mais de 200 passageiros

O número de vítimas ou feridos ainda é desconhecido. "Temos a informação que haveriam sete cidadãos com nacionalidade portuguesa a bordo, mas ainda não temos a certeza porque parece que existem alguns sobreviventes", disse aos jornalistas o Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas.

Segundo Emídio Sousa, estes cidadãos terão dupla nacionalidade e estariam a residir em Inglaterra. Não se sabe se seriam familiares. "Já temos a lista de passageiros e os nomes não são de origem portuguesa, por isso, presumimos que sejam de dupla nacionalidade." 

O Presidente da República português, Marcelo Rebelo de Sousa, entretanto já falou aos jornalistas sobre o caso, mas considerou que ainda era cedo para comentar: "Já falei com o ministro dos Negócios Estrangeiros e ainda não há confirmação, mas parece que haverá sete portugueses no avião que caiu. Vamos ver. Ainda não há confirmação."

Já o governo britânico lamentou o sucedido. "As cenas que emergem de um avião, com destino a Londres e que transportava muitos cidadãos britânicos, a cair na cidade indiana de Ahmedabad são devastadoras", escreveu o primeiro-ministro Keir Starmer no X. "Estou a manter-me atualizado à medida que a situação de desenrola. Os meus pensamentos estão com os passageiros e as suas famílias neste momento profundamente angustiante."

No local estão agora várias equipas de socorro. Acredita-se que existem sobreviventes. "As equipas de resgate estão a mobilizar todos os esforços para garantir que a assistência médica e o socorro cheguem rapidamente ao local", escreveu o ministro da Aviação Civil indiano, Ram Mohan Naidu Kinjarapu, no X ao lamentar a situação. "Fiquei profundamente chocado e triste ao saber do acidente de avião em Ahmedabad. Estamos em alerta máximo."

Imagens mostram o momento em que o avião levantou voo e caiu de seguida. No local, foi possível observar uma nuvem de fumo negro.

O avião tinha a capacidade para transportar cerca de 300 passageiros.

Notícia em atualização

Publicidade
C•Studio