Elevador da Glória: Vistorias de 24 horas foram reduzidas para inspeções de 30 minutos
Manutenção dos elevadores de Lisboa era feita exclusivamente pela Carris até 2007. Externalização do serviço reduziu para seis o número de pessoas afetas a essa atividade e as vistorias deixaram de ser em permanência e passaram a ser de apenas 30 minutos.

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As vitorias aos elevadores da cidade de Lisboa foram reduzidas pela Carris de 24 horas diárias para inspeções de meia hora, noticia esta sexta-feira o Público. A manutenção dos elevadores de Lisboa era feita exclusivamente pela Carris até 2007, mas o serviço passou a ser feito por empresas externas e estava, desde 2019, a cargo da empresa MAIN.
A empresa municipal dispunha de uma equipa de 24 pessoas dedicadas à manutenção dos ascensores da Glória, do Lavra, da Bica e de Santa Justa, que fazia uma vistoria que durava 24 horas e exigia a presença de dois operários em turnos de oito horas em cada um dos ascensores. A externalização dos serviços de manutenção veio reduzir de 24 para seis o número de pessoas afetas a essa atividade e a manutenção deixou de ser feita em permanência para ser feita em 30 minutos por dia.
No caderno de encargos elaborado pela Carris, lê-se que "os ascensores do Lavra e da Glória deverão possuir os meios necessários para garantir as suas normais condições de funcionamento, sem que para tal seja necessária a presença permanente de pessoal afeto a manutenção".
O Público noticia ainda que a tese do "cabo que se partiu" não corresponde à vistoria feita nove horas antes, dado que o cabo deve ser mudado a cada 600 dias de vida mas este tinha "apenas 263 dias de uso".
Esta sexta-feira, o Gabinete de Prevenção e Investigação de Acidentes com Aeronaves e de Acidentes Ferroviários deve emitir uma nota informativa sobre o acidente, estando o relatório preliminar pronto em 45 dias.
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