FIFA perde disputa judicial para proibir acesso livre das televisões aos jogos do mundial
A FIFA viu hoje o Tribunal de Justiça da União Europeia rejeitar o seu pedido para que a transmissão dos jogos do mundial de futebol fossem bloqueados às televisões públicas.
No entender do Tribunal, os jogos mais importantes das equipas nacionais devem estar disponíveis a qualquer pessoa, caso os governos insistam. A recomendação da maior instância europeia seguiu também para a UEFA, que não poderá, assim, impedir qualquer pessoa com acesso a uma televisão de ver os jogos do europeu de futebol gratuitamente, segundo noticia a Bloomberg.
O Tribunal de Luxemburgo afirmou que cabe a cada país da União Europeia “determinar quais os eventos de maior importância” e disponibilizá-los a todos os que tenham acesso a uma televisão.
Uma decisão a favor da FIFA poderia ter posto um fim a décadas de tradição no Reino Unido, onde o campeonato do mundo de futebol, o evento mais visto, é transmitido em canais gratuitos. O mesmo se passa em Portugal, onde os jogos da seleção portuguesa no mundial são transmitidos em canal de sinal aberto.
Contudo, o Tribunal clarificou que os países são obrigados a comunicar as razões pelas quais a transmissão destes jogos “constitui, na sua totalidade, um evento de maior importância” no país.
Mais lidas