Fisco tem 2,79 milhões de multas nas ex-scut para cobrar
Ao todo são mais de dois milhões de situações de incumprimento, que já deram origem a 130.957 processos de execução fiscal, com alguns condutores a terem vários em seu nome. Os números são do Fisco, hoje avançados pelo Jornal de Notícias.
Ao longo de 2014 os condutores portugueses passaram mais de dois milhões de vezes nas ex-Scut (vias sem custo para os utilizadores) sem pagar a respectiva portagem. O resultado são cobranças executivas de quase 2,8 milhões de euros que as Finanças têm para cobrar.
Os números, fornecidos pela Secretaria de Estado dos Assuntos Fiscais, são esta segunda-feira, 22 de Setembro, avançados pelo Jornal de Notícias.
Ao todo, o incumprimento dos automobilistas já deu origem a 130.957 processos de execução fiscal, sendo que, em muitos casos, cada condutor já acumula vários em seu nome.
A autoridade Tributária e Aduaneira (AT) apenas intervém quando os infractores são portugueses, ainda que a sua morada fiscal seja no estrangeiro. As comunicações chegam ao Fisco através de uma plataforma electrónica, onde as concessionárias das auto-estradas inserem os autos de notícia e emitem as necessárias certidões de dívida. As Finanças avançam depois com a execução fiscal.
As multas pelo não pagamento podem chegar aos 63,25 euros, mesmo que o valor em falta não chegue sequer a um euro. O Fisco está actualmente a fazer a cobrança coerciva de multas referentes a 2012, acrescenta ainda o Jornal de Notícias.
Mais lidas