Economia Forum Braga quer ser "a Altice Arena do Norte"

Forum Braga quer ser "a Altice Arena do Norte"

Um investimento de oito milhões de euros está a transformar o antigo Parque de Exposições de Braga na segunda maior sala de espectáculos do país e no maior auditório da região nortenha, a inaugurar a 27 de Abril.
Forum Braga quer ser "a Altice Arena do Norte"
Esta será a vista lateral do novo Forum Braga, segundo o projecto feita para a autarquia.
Direitos Reservados
António Larguesa 20 de fevereiro de 2018 às 17:00

A Câmara Municipal de Braga está a completar um investimento de oito milhões de euros para transformar o antigo Parque de Exposições de Braga (PEB) num espaço polivalente e moderno preparado para receber grandes eventos nacionais e internacionais, como feiras, congressos, exposições, concertos ou espectáculos desportivos e culturais.

 

O novo Forum Braga, que será inaugurado a 27 de Abril com um evento integrado na Cidade Europeia do Desporto, terá um centro de congressos com o maior auditório da região Norte (1.454 lugares) e contará com um pavilhão com capacidade para acolher 12 mil pessoas de pé, que a autarquia minhota garante que será a segunda maior sala de espectáculos em Portugal.

 

Além de uma galeria de arte contemporânea, o projecto apresentado esta terça-feira, 20 de Fevereiro, inclui ainda uma praça numa zona exterior com capacidade para receber concertos para mais de 20 mil espectadores. Esta infra-estrutura requalificada terá também uma área para exposições com mais de 300 stands, que será testada entre 10 e 13 de Maio durante a feira Agro 2018.

 

O espaço interior do Forum Braga mantém a grande escadaria que já marcava a arquitectura do antigo PEB.
O espaço interior do Forum Braga mantém a grande escadaria que já marcava a arquitectura do antigo PEB.
Direitos Reservados

 

"A partir de hoje, o PEB deixa de existir para dar lugar a um espaço moderno que vai posicionar a cidade de Braga como um destino de referência do país e da Galiza para o turismo de negócios e para a realização de grandes congressos, feiras e espectáculos. Queremos ser a Altice Arena do Norte do país", declarou Carlos Oliveira, presidente da InvestBraga.

 

Durante uma conferência de imprensa, o ex-secretário de Estado do Empreendedorismo, que lidera esta agência que funciona como o "braço" económico do município, explicou que a nova marca é inspirada na herança romana da cidade e que pretende ser para a capital do Minho "aquilo que o fórum romano foi para a Roma da Antiguidade: um centro nevrálgico da cidade, da região e do país, um espaço de e para pessoas, um ponto de encontros, negócios, cultura e experiências".

 

Olho internacional na Galiza

 

Ao seu lado de Carlos Oliveira, o presidente da Câmara, Ricardo Rio, desejou que esta infra-estrutura, que no plano inicial era mais barata e abria ainda em 2017, venha a funcionar como "alavanca do desenvolvimento da cidade, transformando-se num verdadeiro polo de dinamização da economia regional" através do apoio a acções da área da economia, da cultura ou do desporto.

 

O sucessor de Mesquita Machado, que nas últimas eleições autárquicas renovou a maioria absoluta para a coligação de direita (PSD, CDS-PP e PPM), sublinhou também a proximidade deste equipamento à região espanhola da Galiza, que pode fazer com que seja "olhado como um espaço de eleição, quer pelo público, quer pelos organizadores de eventos e empresas do país vizinho, vincando assim a capacidade do Forum Braga para atrair eventos internacionais".




A sua opinião3
Este é o seu espaço para poder comentar o nosso artigo. A sua opinião conta e nós contamos com ela.
Faltam 300 caracteres
comentar
Negócios oferece este espaço de comentário, reflexão e debate e apela aos leitores que respeitem o seu estatuto editorial, promovam a discussão construtiva e combatam o insulto. O Negócios reserva-se ao direito de editar, apagar ou mesmo modificar os comentários dos seus leitores se atentarem contra o bom senso e seriedade.O acesso a todas as funcionalidades dos comentários está limitada a leitores registados e a Assinantes.
comentários mais recentes
Eurico Costa 21.02.2018

Considero que foi uma excelente ideia proceder à requalificação do antigo PEB e a grande Nave passando Braga a dispor de um equipamento multiusos que certamente vai ajudar a potenciar ainda mais a pujança, o crescimento e a visibilidade da cidade, no panorama do Norte de Portugal e da Galiza. Em boa hora se optou por apostar na requalificação desta infraestrutura existente, investindo tão só 8 M€ e que está muito bem localizada na parte sul da cidade. Parabéns.

Antunes 20.02.2018

Os mesmos Parque de Exposições e "Grande Nave", já com várias décadas, mas com uma nova roupagem.

General Ciresp 20.02.2018

Se Rui Rio vier a ser o proximo primeiro ministro pode ser q ele DESCENTRALIZE qualquer coisa para a capital minhota,a nao ser assim temo q esse monumento venha a ser uma reserva da manada junto ao rio ALMARAZ.Aguardemos.

pub