Funcionários públicos ganham em média 1.600 euros
Os funcionários do Estado recebem, em média, 1.600,7 euros, já a contar com as ajudas de custo e outros suplementos.
A remuneração média dos funcionários públicos ronda os 1.401,5 euros, à qual acrescem cerca de 200 euros em suplementos, prémios, e outros subsídios. Ao todo, o funcionário público "médio" ganha 1.600 euros por mês.
Estes valores são brutos e já incluem os cortes salariais em vigor desde o ano passado. Comparando a remuneração base média mensal de Janeiro face à de Outubro verifica-se que esta baixou marginalmente (0,1%). Porém, o ganho médio mensal, ou seja, aquilo que os funcionários levam efectivamente para casa subiu (0,4%).
Segundo a Síntese Estatística do Emprego Público (SIEP), divulgada pela primeira vez, os diplomatas e os magistrados são os profissionais que mais ganham: 8.145 e 4.304 euros, respectivamente. Se atendermos apenas à remuneração base, os magistrados surgem no topo do "ranking", com um salário médio de 4.094,7 euros em Janeiro.
Já os funcionários que menos recebem são os assistentes operacionais, operários e auxiliares (759,3 euros) e os assistentes técnicos/administrativos (1.075,4 euros).
Se tivermos porém em consideração as remunerações base, as mais baixas são as dos assistentes operacionais, operários e auxiliares (625,4 euros) e dos polícias municipais (916,2 euros).
Entre Outubro e Janeiro, as remunerações base da administração local foram as únicas que subiram (cinco euros), mas continuam ainda assim a ser os mais mal pagos (920,5 euros de salário base e 1.069,9 euros com subsídios).
Mais lidas