Notícia
Há humor para lá da economia de Pires de Lima
Nem os deputados ficaram indiferentes às tiradas de Pires de Lima no Parlamento esta quinta-feira. O momento em que o ministro da Economia desafia António Costa a "resistir à tentação" das "taxas e taxinhas" ganhou o título de insólito. As manifestações mais humoradas sucederam-se ao longo de quatro horas. As reacções de espanto no hemiciclo não se fizeram esperar. O Negócios escolhe cinco momento marcante.
- Assine já 1€/1 mês
- 39
- ...
"Que se lixem as estatísticas. A mim interessa-me é a realidade"
Os números das exportações e do desemprego foram dos que mais geraram discórdia entre os deputados. Depois de batidos e rebatidos os motivos da discórdia, Pires de Lima confessou a sua posição. A realidade das empresas, diz o ministro, "é pujante e marca o crescimento económico". Bem diferente da posição da oposição, "que gostaria que Portugal fosse uma espécie de filme de terror".
"Sabe, eu tenho cinco filhas e dois enteados. Podia ter parado nos três. Foi tudo feito quando ainda não havia essas medidas [de incentivo à natalidade]"
Novamente a questão do emprego no centro da discussão. Agora focava-se o desemprego jovem e a precariedade laboral. O ministro fez-se socorrer da sua realidade mais imediata para mostrar que está preocupado com o tema. O debate sobre os incentivos à natalidade ficou-se por aí, na família numerosa de Pires de Lima.
Hortense Martins, "uma deputada tão simpática"
Primeiro trocou-lhe o nome. Hortênsia. Corrigiu-o de imediato, não fosse a socialista "uma deputada tão simpática". As trocas directas entre Pires de Lima e Hortense Martins foram-se sentindo ao longo do debate. Depois, o ministro usou uma expressão nortenha para definir o clima na sala, não muito bem recebida na bancada socialista. "Eu sei que a senhora deputada é uma deputada fina das zonas do sul", brincou, dirigindo-se a Ana Paula Vitorino.
"Ai, a actriz Catherine Deneuve atirou-se para a piscina com o Dr. Manuel Pinho no Allgarve sem mais nem menos"
Falava-se nas estratégias para promover o turismo, quando Pires de Lima decidiu dar um exemplo negativo no anterior Governo, de investimento mal realizado. "Existiu, foi filmado", reforçou face ao mergulho de Catherine Deneuve com o antigo ministro da Economia no âmbito na iniciativa Allgarve. Com 2 "l" e sotaque inglês. O mergulho, esse, nunca existiu. Foi Michael Phelps a protagonizá-lo.
"Desculpem qualquer coisinha, que eu também já vos desculpei muitas"
As despedidas foram calorosas, para contrariar um tom de debate que o Bloco de Esquerda classificou como "constrangedor", marcado pela ironia do governante. Pires de Lima reconheceu o cenário e falou numa "agressividade que podia ser evitada tanto pelos senhores deputados como por mim".