pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

Inflação homóloga na OCDE desacelera 0,7 décimas para 4,7% em agosto

Em agosto, a inflação foi igual ou inferior a 2% em 16 dos 37 países da OCDE, contra apenas nove no mês anterior.

alimentos, alimentação, comida, preços, inflação, supermercado
alimentos, alimentação, comida, preços, inflação, supermercado João Cortesão
03 de Outubro de 2024 às 12:31

A inflação homóloga da OCDE caiu para 4,7% em agosto, menos sete décimas do que em julho, devido principalmente à energia e, em menor medida, aos alimentos.

A Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Económico (OCDE), que publicou esta quinta-feira os dados mensais, explica num comunicado que os preços da energia, que tinham aumentado 3,3% em termos homólogos em julho, diminuíram 0,1% nos doze meses até agosto.

No caso dos produtos alimentares, o aumento homólogo dos preços da energia na OCDE passou de 4,3% em julho para 3,7% em agosto.

Em agosto, a inflação foi igual ou inferior a 2% em 16 dos 37 países da OCDE, contra apenas nove no mês anterior.

A taxa de inflação mais baixa de todas foi a da Costa Rica (0,3%), apesar de ter aumentado três décimas de ponto percentual face a julho.

No outro extremo, a Colômbia repetiu a posição de segundo país da OCDE com a inflação mais elevada (6,1%, menos oito décimas do que em julho), apenas ultrapassada pela Turquia (52%).

No México, a inflação desceu seis décimas para 5%, enquanto o outro membro latino-americano, o Chile, aumentou duas décimas para 4,8%.

O caso da Turquia é bastante particular, pois num mês a sua taxa caiu 1,8 pontos percentuais, mas com 52% foi mais de 11 vezes superior à média da OCDE.

A OCDE, que também apresenta os números da inflação para todos os países do G20, que também inclui grandes economias emergentes, observa que na Argentina a taxa ainda era estratosférica em agosto, com 236,7%, mas também que tem estado a cair há quatro meses consecutivos desde o pico de 289,4% em abril.

Ver comentários
Publicidade
C•Studio