pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

Poupança das famílias na Zona Euro sobe ligeiramente

Os dados divulgados pelo Eurostat confirmam também uma tendência ténue de recuperação no domínio do investimento.

Poupança cai com mais consumo e menos rendimento pessoas compras consumidores
Poupança cai com mais consumo e menos rendimento pessoas compras consumidores
11 de Abril de 2016 às 10:50

A taxa de poupança das famílias na Zona Euro foi de 12,7% no quarto trimestre de 2015, o que compara com a taxa de 12,5% registada no trimestre anterior, segundo dados divulgados esta segunda-feira, 11 de Abril, pelo Eurostat.

Esta ligeira subida foi acompanhada também no domínio do investimento das famílias nos países da moeda única, que, em comparação com os três meses anteriores, subiu uma décima – de 8, para 8,4% – no último trimestre do ano passado.

Na mesma nota, emitida pelo gabinete de estatísticas da União Europeia e do Banco Central Europeu, é detalhado que esta evolução no campo da poupança só acontece devido à revisão em baixa, de 12,8% para 12,5%, do valor divulgada anteriormente para o terceiro trimestre. Os dados do investimento não sofreram qualquer alteração.

Como o Negócios noticiou recentemente, o rendimento das famílias portuguesas cresce há quatro trimestre consecutivos, mas isso não está a impedir a poupança de renovar mínimos históricos. No último trimestre de 2015 voltou a cair, desta vez para 4,2% do rendimento disponível, naquele que é o valor mais baixo desde que o INE começou a compilar estes dados, em 1999.

Ver comentários
Publicidade
C•Studio