Quem liderou o poder em Portugal nos últimos oito anos?
O Negócios publica os Mais Poderosos desde 2010. Muita coisa mudou. Confira o que se passou no top 10 nas oito edições dos Mais Poderosos.
O Negócios vai arrancar com a lista das 50 personalidades que mandam na economia, nos negócios e na política. É o oitavo ano que a lista é elaborada. E muito tem mudado ao longo destes anos. Em 2010, o banqueiro Ricardo Salgado era o mais poderoso, e manteve-se sempre nos lugares cimeiros até 2013. O ano de 2014 foi marcado pela queda do BES. E por uma mudança grande nos poderes em Portugal. Em 2016, houve novamente alterações significativas, com a conquista da cadeira em Belém por Marcelo Rebelo de Sousa, e a tomada de posse de António Costa como primeiro-ministro, suportado no Parlamento pelo Bloco de Esquerda, PCP e Os Verdes. Em 2016 foi o da mudança e 2017 assim o demonstrou. Se em 2010 havia sete empresários no top 10 da lista dos Mais Poderosos, o poder do capital foi-se desvanecendo, até chegarmos a 2017 com três empresários, dois deles estrangeiros. Só Alexandre Soares dos Santos se manteve no top 10, representando o empresariado nacional, que também tem tido a presença de Pedro Queiroz Pereira.
Em 2016, houve novamente alterações significativas, com a conquista da cadeira em Belém por Marcelo Rebelo de Sousa, e a tomada de posse de António Costa como primeiro-ministro, suportado no Parlamento pelo Bloco de Esquerda, PCP e Os Verdes. Em 2016 foi o da mudança e 2017 assim o demonstrou.
Se em 2010 havia sete empresários no top 10 da lista dos Mais Poderosos, o poder do capital foi-se desvanecendo, até chegarmos a 2017 com três empresários, dois deles estrangeiros. Só Alexandre Soares dos Santos se manteve no top 10, representando o empresariado nacional, que também tem tido a presença de Pedro Queiroz Pereira.
Mais lidas